.:. Informativo nº 91 :: 20 de Fevereiro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

.:. Informativo nº 91 :: 20 de Fevereiro / 2015 .:.


 

Fisenge congratula os 80 anos de fundação do Senge-PE

 

 

 
 

 

 

O Sindicato dos Engenheiros no Estado de Pernambuco (Senge-PE) completou 80 anos, no dia 14/2. São oito décadas de lutas em defesa do engenheiro, da engenharia e da sociedade. O Senge-PE surgiu em 1935, numa noite de quinta-feira, a partir de várias demandas dos engenheiros, entre as quais se destacava o combate ao emprego dos estrangeiros, que ocupavam as vagas dos brasileiros, a regulamentação da profissão e aos baixos salários pagos pelas empresas, que eram poucas”, contextualizou o vice-presidente da Fisenge e do Senge-PE, Roberto Freire, que esteve na mesa do 1º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), em 1991, momento de construção da Federação.

 

A comemoração festiva será em março, no Recife, e contará com a participação da diretoria da Fisenge e dos presidentes de sindicatos. “Este é um dos mais antigos sindicatos do Brasil e congratulamos seus 80 anos de trajetória. O Senge-PE demonstra sua história de luta em defesa da valorização profissional e da sociedade, além de participação fundamental na construção da Coordenação Nacional de Sindicatos de Engenheiros, que hoje é a nossa Fisenge”, lembrou o presidente da Federação, Clovis Nascimento.

 

Leia mais AQUI

 


 

Entrevista: “A Petrobras é o que é graças à Engenharia”, diz Paulo Metri

 

 

Em entrevista à Fisenge, o conselheiro do Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, Paulo Metri aprofunda o que está por trás dos escândalos de corrupção na Petrobras e a campanha de desmoralização da empresa pelos meios de comunicação. Metri ainda alerta para a importância da apuração e responsabilização dos envolvidos; como também da importância da engenharia nacional e da defesa da Petrobras. A matéria completa poderá ser lida no próximo número da revista da Fisenge.

 

Confira a entrevista AQUI

 


 

Diretora da Fisenge participa de 8º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PB

 

 

 
 

 

 

Com o tema “Autonomia, igualdade e liberdade”, aconteceu, hoje (19/2), o 8º Encontro Estadual de Mulheres Trabalhadoras da CUT-PB. A diretora da Fisenge e atual Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres da Prefeitura de João Pessoa, Giucélia Figueiredo participou como debatedora no painel “Avanços e Desafios para as Mulheres na Atual Conjuntura Política.

 

 


 

 

Nota de pesar pelo falecimento das lutadores Rosangela e Lurdinha

 

 

 
 

 

Com pesar, recebemos a notícia da morte das mulheres lutadoras, Rosangela Rigo e Lurdinha Rodrigues, ocasionada em um trágico acidente de carro, no dia 14/2. Rosangela e Lurdinha, com suas trajetórias políticas, lutaram arduamente contra o preconceito, por igualdade de direitos e justiça social. Nos solidarizamos com as famílias e manifestamos nosso profundo pesar. Ambas eram servidoras da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR) – a secretária de Articulação Institucional e Ações Temáticas (Saiat), Rosangela Rigo, e a coordenadora-geral da Diversidade, Lurdinha Rodrigues.

Rosângela e Lurdinha, presentes!

Coletivo de Mulheres da Fisenge


 

Ex-diretora da Fisenge participa de homenagem aos 90 anos de Elizabeth Teixeira

 

 

 
 

 

 

A líder camponesa, Elizabeth Teixeira completou 90 anos no dia 13/2. Elizabeth foi a primeira mulher a assumir a liderança das ligas camponesas, na região de Sapé, na Paraíba. A ex-diretora da Fisenge, Alméria Carniato participou da comemoração, que foi organizada pelo Memorial das Ligas Camponesas de Sapé, com apoio de universidades, sindicatos, entidades defensoras dos direitos humanos. “Conheci Elizabeth em meu primeiro emprego e a sua história contribuiu para que eu fizesse a minha escolha, enquanto cidadã e profissional, em contribuir com a reforma agrária por meio de minha profissão, durante 30 anos”, contou Alméria, que também é integrante do Coletivo de Mulheres da Fisenge. A atividade também contou com a presença de parlamentares, membros da Comissão da verdade, OAB e os Camponeses (as) em geral, oriundos de vários países da América Latina e de várias regiões do país. Elizabeth é viúva do líder sindical João Pedro Teixeira, o “cabra marcado pra morrer” do filme homônimo (Brasil, 1984) do cineasta Eduardo Coutinho. O evento em homenagem aos seus 90 anos foi nomeado: “Elizabeth, mulher marcada para viver”.

 

Alméria diz que Elizabeth é o retrato da resistência e luta pela reforma agrária no Brasil. “Essa mulher corajosa e guerreira teve de superar o duro golpe do assassinato covarde de seu marido Pedro Teixeira, a separação de seus seis filhos e o exílio. O maior presente que damos nesse momento à companheira Elizabeth é prosseguirmos firmes rumo à reforma agrária e à justiça social no campo”, ressaltou Alméria.

 

Leia mais AQUI


 

Senge-MG:  publica edição de jornal sobre Medidas Provisórias  

 

O Senge Informa, de Minas Gerais, chega à sua 212ª edição e aborda as ameaças aos direitos trabalhistas que os cidadãos brasileiros estão enfrentando. Com o anúncio das Medidas Provisórias 664 e 665, no final de 2014, o governo federal está querendo promover cortes em benefícios como seguro-desemprego, auxílio-doença, pensão por morte, entre outros. Nesta edição, você encontra uma análise das MPs e o que as entidades representantes dos trabalhadores e aposentados estão fazendo e planejando para frear esta investida do governo. Outro tema em pauta, a crise hídrica e energética é discutida pelo Senge Informa, mostrando a opinião de diversos especialistas a respeito da situação atual. Na edição nº212 você também encontra uma análise do cenário político-econômico atual e seus impactos para as negociações coletivas de 2015.

Leia a edição AQUI


 

Senge-ES: nota de pesar pelas vítimas do maior acidente do setor de petróleo já registrado no Espírito Santo

No dia 11/2, uma explosão na sala de bombas do navio-plataforma Cidade de São Mateus (que operava a 40 km da costa de Aracruz) deixou cinco mortos, 26 feridos e quatro desaparecidos. O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) se solidariza com as famílias do acidente mais grave da história das atividades ligadas ao setor de petróleo no Espírito Santo. O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) promoveu no dia 13/2 uma paralisação de cerca de uma hora e meia de todos os embarques de funcionários para as plataformas petrolíferas no aeroporto de Vitória. Os funcionários são transportados do continente para as plataformas, em alto-mar, por meio de helicópteros. O objetivo da mobilização foi chamar a atenção para a segurança dos trabalhadores nas plataformas.

Leia mais AQUI


 

Senge-PR defende mobilização permanente de entidades e da sociedade contra atos arbitrários do governo

 

 

 
 

 

O Senge-PR permanece mobilizado e unido às demais entidades sindicais paranaenses contra a possibilidade de o governo voltar à carga na tentativa de aprovar o pacote de leis que, sob o título de ‘medidas de austeridade’, mascaram a má gestão pública, prejudicam os servidores e a sociedade e transferem a terceiros uma responsabilidade exclusiva do Poder Executivo. Na opinião do presidente do Senge-PR, engenheiro Carlos Roberto Bittencourt, foi um marco histórico e de força a manifestação popular e de lideranças da sociedade organizada paranaense, que levou o governo do Paraná a recuar da tentativa de aprovação, em regime de ‘tratoraço’ (Comissão Geral), os projetos PLC 06/2015 e PLO 60/2015, que mexem em direitos adquiridos dos servidores públicos e desvirtua a aplicação dos recursos da previdência.

Leia mais AQUI


 

Seagro-SC: Sindicato convoca assembleias para campanha salarial

 

Com data-base para o 1º de maio, a campanha salarial dos engenheiros agrônomos das empresas Epagri e Cidasc está a todo vapor. O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) divulgou um calendário de assembleias com encontros macrorregionais. Valorização, recomposição salarial e plano de carreira são alguns dos eixos da campanha deste ano.

 

 


 

Senge-PB participa de reunião com Associação de Engenheiros Paraibanos

 

 

 
 

 

 

No dia 22/01, o Sindicato dos Engenheiros no Estado da Paraíba (Senge-PB), se reuniu com lideranças da Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais (APEAMB). Estiveram presente a engenheira Kátia Lemos e o presidente do Senge-PB, Rubens Tadeu. O objetivo foi o estreitamento e formação de parcerias para o fortalecimento e ampliação da participação de engenheiros ambientais no sindicato.

 


Lucro reforça que não há motivos para abertura de capital da Caixa

 

O balanço de 2014 da Caixa Econômica Federal, divulgado no dia 12/2, mostra que o banco continua ganhando espaço no mercado. O saldo das operações de crédito atingiram R$ 605 bilhões, sendo quase R$ 340 bilhões na área habitacional. No ano passado, graças principalmente às taxas de juros competitivas, foram conquistados cerca de 6 milhões de clientes, o que fez o número de correntistas e poupadores chegar a 78,3 milhões. Com competência, a Caixa administra hoje mais de 132 milhões de contas ativas do FGTS. Fabiana Matheus, coordenadora da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, destaca que a dedicação diária dos mais de 100 mil trabalhadores é o principal pilar dos resultados da Caixa. “Somos nós, bancários e bancárias, que construímos isso no dia a dia.

 

Leia mais AQUI