Vice-presidente da Fisenge é homenageado no Recife

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Responsável por todas as etapas de uma construção, o engenheiro tem o seu dia marcado na agenda da Câmara Municipal do Recife, há 14 anos. Muitos profissionais estiveram presentes para celebrar a data comemorativa da profissão, 11 de dezembro, numa iniciativa do vereador e engenheiro Jurandir Liberal (PT), no dia 11/12. Durante a solenidade, também foi concedido o Título de Cidadão do Recife ao engenheiro eletricista e historiador Roberto Luiz de Carvalho Freire.

Jurandir Liberal ressaltou a importância da data e confessou ter orgulho de prestigiar a categoria. “Esta data foi escolhida para homenagear os profissionais da engenharia por ter sido neste dia, no ano de 1933, a promulgação do decreto federal número 23.569 que regula o exercício da profissão de engenheiro. A engenharia está presente no cotidiano de todos nós. Nas obras da construção civil, seja em nossas casas, seja no setor público garantindo o sistema viário, de drenagem, de contenção de encostas, das obras de arte; na geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, no desenvolvimento da agricultura e dos sistemas para distribuição de produtos agrícolas, no setor pesqueiro, nas indústrias petroquímicas, nas obras navais, enfim, nas mais diversas atividades. E é com muito prazer e orgulho que homenageio, mais uma vez, como colega de profissão e vereador, esses profissionais; e reconheço a importância do trabalho e dedicação de todos os engenheiros e engenheiras para o Recife e Pernambuco”.
O parlamentar fez questão de detalhar a história pessoal de Roberto Freire, natural de Natal, e também lembrou que a capital pernambucana acolheu o homenageado. “Venho nesta tribuna prestar uma homenagem, mais que justa, ao grande amigo e engenheiro eletricista Roberto Luiz de Carvalho Freire. Um grande exemplo para nossa profissão. Falam que os profissionais da engenharia precisam entender de tudo um pouco. Devem entender de construção; de artes; de história; e acompanhar, com olhar analítico e crítico, as transformações da sociedade. Roberto freire é um pouco disso tudo. Além de engenheiro, ele também é historiador e sindicalista, além de sempre preocupado com os caminhos, às vezes, tortuosos, que nossa cidade vem trilhando. Daí por diante não se sabe se foi a capital pernambucana que o abraçou ou foi ele quem abraçou a cidade. Fez o curso de eletrotécnica na Escola Técnica Federal de Pernambuco, prestou vestibular para engenharia elétrica e passou na Universidade Federal, graduando-se engenheiro eletricista em dezembro de 1979”, disse.

Jurandir Liberal lembrou a militância sindical de Roberto Freire e a filiação ao Partido dos Trabalhadores. “Foi presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco de 2002 a 2004 e, atualmente, exerce também mandato de vice-presidente desta conceituada entidade de classe. Hoje, também é vice-presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros, a Fisenge, onde, desde 2005, exerce cargos na diretoria executiva. Como historiador, deu uma grande contribuição ao movimento sindical brasileiro com a apresentação da monografia: a Consenge e o “novo sindicalismo” dos engenheiros – rupturas e permanências, em que apresenta um período recente da história do movimento sindical brasileiro, do final da década de 1980 e inicio da década de 1990, situando também os sindicatos de engenheiros nas organizações sociais de sua categoria. E com grande satisfação posso afirmar que no amigo e engenheiro, além de um companheiro de profissão e de movimento sindical, também um companheiro de partido. Roberto é filiado ao Partido dos Trabalhadores, e sempre militou através da luta da categoria, levantando as bandeiras de nosso partido”.

Freire iniciou o discurso confessando ter três paixões: o trem, a engenharia e o Recife. “Sempre ao final da tarde ajudávamos meu pai, Luiz Freire, chefe da estação de trem, nas manobras para deixar o trem preparado para partir no outro dia. Nessa época, o trem era o principal meio de transporte no Brasil. A engenharia também me foi apresentada quando era menino, consequência do trem, que me fazia pensar no seu funcionamento e das amizades de meu pai com vários engenheiros ferroviários. E o Recife, que conheci através de uma foto, num livro de geografia do professor Manuel Correa de Andrade. Na página seguinte havia um pequeno mapa que mostrava o traçado dos rios, pontes e avenidas. O tempo passou, as ferrovias no Brasil foram reestruturadas e meu pai foi transferido. Viemos de Natal para Recife de trem. Dois sonhos em uma viagem”, disse.

O homenageado agradeceu a iniciativa do vereador Jurandir Liberal e pontuou a valorização da engenharia. “Faço parte de uma legião de abnegados que disponibilizam tempo e trabalho voluntário em defesa dos engenheiros, da engenharia e do Brasil, e a missão que abraçamos está muito longe de alcançarmos, mas, os trens ainda vão circular por este país afora, essa é a minha esperança. Meu amigo engenheiro e vereador Jurandir Liberal, esta homenagem eu recebo com o maior carinho e gratidão, como incentivo à manutenção da nossa luta, que continuará nos dias que virão e como exemplo às novas gerações. Amo todos vocês”, concluiu.

Fizeram parte da mesa da Reunião Solene, o deputado federal Fernando Ferro (PT); José Mário de Araújo Cavalcanti, presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA); Evandro Avelar, presidente eleito do CREA para o triênio 2015/2017; Fernando Rodrigues de Freitas, presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco. O evento foi presidido pelo vereador Jadeval de Lima (PTN).

Fonte: Comunicação Câmara de Vereadores Recife