Trabalhadores rejeitam proposta da CPRM e negociação continua

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em mais uma reunião, desta vez no Recife, trabalhadores rejeitam proposta da empresa e negociação continua

Entidades sindicais e empregados da Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM) participaram de mais uma rodada de negociação do Acordo Coletivo de Trabalho da empresa nesta terça-feira (13/08), em Recife (PE). O conselho patronal apresentou poucas mudanças relacionadas à contraproposta anterior, como o aumento do reajuste de 0,663% para 1% e a volta do termo “dependentes” no parágrafo referente a Assistência Médica. A respeito do reajuste nos auxílios creche e refeição, a posição da empresa permanece a mesma de não conceder aumento. Nenhuma nova cláusula apresentada pelos trabalhadores foi acatada pela empresa.

Contrariando solicitação dos trabalhadores, mais uma vez, o presidente diretor da CPRM não esteve presente. O conselho patronal, por sua vez, justificou a ausência e cobrou agilidade no processo negocial. As entidades sindicais reforçaram a importância da presença do presidente nas mesas de negociação. “Não podemos falar de brevidade no processo negocial se o presidente não se faz presente. E ele não se faz presente porque deixa a questão dos trabalhadores de lado”, afirmou o presidente do Sintramico–RS, Ângelo Martins.

A bancada sindical defendeu pontos importantes da pauta, como o auxílio em educação continuada, a participação das entidades em processo de sindicância e a redução de jornada para quem tem dependentes com necessidades especiais. Foi solicitado da empresa uma resposta escrita oficial justificando cada item da pauta apresentada que não será atendido pela Companhia. Por fim, os trabalhadores negaram a proposta da empresa e a negociação coletiva permanece aberta. “A proposta continua insuficiente para assinatura do Acordo, ainda não tem condições mínimas de ser aceita, mas reconhecemos o avanço nas negociações”, declarou o coordenador da bancada laboral Leonardo de Freitas.

O acordo vigente foi prorrogado para o dia 31 de agosto, até esta data deverá acontecer mais uma rodada de negociação. O presidente do Senge-PE, Fernando Freitas representou a Fisenge e o sindicato durante reunião.

Fonte: Senge-PE