Rubens Paiva: exposição sobre o engenheiro visita a UERJ

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Evento faz parte da Semana de Engenharia, realizada entre 31/08 e 04/09

Entre 31 de agosto e 4 de setembro, o SENGE-RJ apresenta a exposição Rubens Paiva: presente! na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). O evento faz parte da Semana de Engenharia, organizada pelo Centro Acadêmico do curso e conta com o apoio da universidade.

A presidente do CA, Glória Paixão, afirma que a organização tentou escolher para palestras e eventos aquilo que o estudante de engenharia da Uerj “não sabe, mas deveria saber”.

“Teremos palestras sobre o papel da mulher no mercado de trabalho, por exemplo”, conta Gloria, que é estudante de engenharia civil.

O diretor do SENGE-RJ Victor Marchesini participa de um debate na quinta-feira (03), às 19h, sobre as privatizações.

“Estamos recebendo cada vez mais demandas de estudantes, de diferentes cursos e universidades, que nos procuram para debater o desenvolvimento e a engenharia nacional”, conta Victor. “Não apenas sobre a situação da indústria brasileira no momento, mas também sobre os projetos em disputa”.

Saiba mais

A exposição sobre Rubens Paiva conta com fotos e textos que narram a trajetória profissional e política do ex-deputado federal e engenheiro brutalmente assassinado pela ditadura militar em 1971. A proposta de percorrer bairros, universidades e centros da cultura é fruto da certeza de que eternizar Rubens Paiva é o caminho para não deixar que caia no esquecimento o trágico desaparecimento de uma jovem liderança brasileira, que defendeu a democracia e a justiça social como cidadão, como profissional e como parlamentar.

O político Rubens Paiva foi um defensor implacável da democracia e da soberania nacional. Como profissional, entre muitas obras de engenharia e de projetos que hoje são referências nacionais, esteve à frente da construção de casas populares no bairro da Pavuna, em um conjunto habitacional que hoje leva o seu nome, assim como a estação de Metrô mais próxima. Construídas pelo BNH, na década de 1960, as casas são reconhecidas como projetos de engenharia de qualidade e excelência no campo da habitação popular.

Entre outras históricas ações no parlamento, Rubens Paiva estimulou e assessorou o então deputado e advogado Almino Affonso a elaborar e a consolidar uma das principais conquistas dos profissionais da engenharia no país: a lei do Salário Mínimo Profissional (4.950-A/66).

Um busto em homenagem a Rubens Paiva foi inaugurado dia 12 de setembro de 2014, na Praça Lamartine Babo, na Rua Barão de Mesquita. Outra homenagem aconteceu no dia 12 de dezembro de 2014, também com a inauguração de seu busto na estação do metrô engenheiro Rubens Paiva (linha 2).

A exposição “Engenheiro Rubens Paiva, presente!” tem como curador o jornalista Vladimir Sacchetta e como diretor de arte o arquiteto Marcos Cartum. Assina os bustos em bronze o escultor Edgar Duvivier.

Fonte: Senge-RJ