Número 34 – Mulheres lutam pela ampliação da licença-paternidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Divisão das responsabilidades familiares e ampliação da licença-paternidade são os temas da tirinha da Engenheira Eugênia desse mês. Recém-aprovado no Senado, o projeto que amplia a licença-paternidade de 5 para 20 dias aguarda a sanção presidencial. Os cuidados nos primeiros meses da criança, hoje no Brasil, ficam sob a responsabilidade da mulher. “A maternidade é um momento fundamental para a vida das famílias, que precisa ser compartilhada. Precisamos debater profundamente o campo privado em termos de políticas públicas. Muitos países já avançaram, como a Suécia, onde os casais têm direito a 480 dias de licença-parental”, afirmou a diretora da mulher da Fisenge, Simone Baía. A Suécia tem um dos menores índices de desigualdade de gênero do mundo, segundo uma classificação do Fórum Econômico Mundial. O país está na quarta posição entre os cinco melhores países – o Brasil aparece apenas em 85º lugar na lista de 145 nações.

 

Os quadrinhos têm periodicidade mensal. Contribua você também e ajude a divulgar! As contribuições poderão ser enviadas diretamente para o e-mail da engenheira Eugênia:engenheiraeugenia@gmail.com ou para comunicacao@fisenge.org.br

Será mantido total sigilo de fonte de todos os depoimentos e de todas as histórias enviadas. A publicação é livre, desde que citada a fonte.