Ministério Público do Trabalho reafirma direito de representação sindical de engenheiros na negociação da CBTU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No dia 29 de outubro, aconteceu uma audiência no Ministério Público do Trabalho (MPT), no Rio de Janeiro, para definir sobre a representação de engenheiros na negociação da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU. A sessão foi convocada pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e Sindicato dos Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG), com o objetivo de garantir que a categoria seja representada pelo sindicato. Nas duas audiências anteriores, mediadas pelo MPT em Belo Horizonte, a CBTU resistiu à reinvindicação da Fisenge para participar das negociações. Nos últimos meses, durante as audiências, a Federação vem sendo representada pelo Senge-MG.

Na audiência do Rio de Janeiro, a empresa afirmou que tem firmado acordos coletivos de trabalho apenas com os sindicatos e a federação de ferroviários por esta ser a categoria majoritária na empresa. Os representantes patronais negaram que houve recusa em negociar com a categoria diferenciada dos engenheiros. Alegaram, no entanto, que eram aos próprios ferroviários contrários à inserção dos engenheiros na negociação coletiva.

A Fisenge – representada pelo secretário-geral e engenheiro Fernando Jogaib, pela advogada Daniele Gabrich Gueiros e pelo advogado Daniel Rangel (Senge-MG) -, apresentou a proposta de levar para deliberação das engenheiras e dos engenheiros a pauta para o ACT acordado recentemente. A Federação ainda propôs que, a partir deste ato, a categoria fosse representada nas negociações futuras. A CBTU afirmou que isto dependeria de deliberação da diretoria colegiada da empresa, comprometendo-se a levar aos diretores a proposta das entidades sindicais, apresentando resposta até o dia 23 de novembro. “Reivindicamos a representação dos sindicatos e da Federação, para que possamos atuar em defesa dos engenheiros e das engenheiras e fortalecer a luta por questões específicas da categoria, como a defesa do Salário Mínimo Profissional”, disse Jogaib.

Para a Fisenge e o Senge-MG, o MPT reiterou novamente, com a audiência, que é direito dos trabalhadores serem representados pelas entidades de suas categorias nas negociações. “A Procuradora foi clara ao dizer que caso a CBTU não aceite nossa participação, estará caracterizada conduta antissindical da empresa”, afirmou o advogado Daniel Rangel.