Ministério Público do Trabalho elogia atuação do Senge-MG nas negociações coletivas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Para o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, a manifestação do MPT é um reconhecimento formal do trabalho do Sindicato de Engenheiro.

Durante audiência de mediação entre o Sindicato de Engenheiros no Estado de Minas Gerais (Senge-MG) e a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) realizada no dia 17 de setembro, na Procuradoria Regional do Trabalho da 3ª Região, o Ministério Público do Trabalho reconheceu e elogiou a atuação do Sindicato de Engenheiros em diversas negociações coletivas que envolvem os engenheiros e engenheiras de Minas Gerais. A Procuradora do Trabalho, Maria Helena da Silva Guthier fez inúmeros elogios à atuação do Senge-MG nas negociações coletivas das quais participa, não só da CBTU, mas em todas aquelas em que o Sindicato tem atuado e fez questão de fazer constar na Ata da Audiência os elogios.

Para o presidente do Senge-MG, Raul Otávio da Silva Pereira, a manifestação da Procuradora do Trabalho é motivo de grande satisfação para o Sindicato de Engenheiros, uma vez que essa manifestação é um reconhecimento formal, legal e institucional muito importante frente à grande prioridade que a entidade confere às negociações coletivas. “Temos investido maciçamente em treinamento, em qualificação, em pessoal e na quantidade de diretores envolvidos nesta atividade e esse investimento tem se traduzido no aumento do número de negociações que fazemos anualmente, inclusive em nível nacional”, afirma.

Raul Otávio destaca que o Senge-MG está representando a Fisenge nas negociações com a CBTU, que é o caso que estava sendo discutido no Ministério Público do Trabalho, e também na Cohab e Ceasa. “O Senge-MG, através destas atividades que vêm sendo desenvolvidas nos últimos anos, deixa bem claro a prioridade e a importância que é dada a esta atividade, que consideramos a atividade-fim e a mais importante do Sindicato de Engenheiros. Onde houver engenheiro que deseje ser representado pelo Senge Minas Gerais nós estaremos junto a ele, fazendo aquilo que for possível, seja no processo negocial, seja na justiça, seja em que foro for, para atender as demandas e os desejos desses engenheiros”, afirma o presidente do Senge-MG.

Fortalecimento

De acordo com Daniel Rangel, advogado do Senge-MG que representou o Sindicato na audiência, “a própria Procuradora declarou ter conhecimento de uma participação sempre atuante do Senge Minas Gerais em todo o Estado, dando destaque para as negociações com a Copasa, Cemig e Metalúrgicos”.

Para Daniel Rangel, o reconhecimento do trabalho do Sindicato de Engenheiros pelo Ministério Público do Trabalho vai facilitar a atuação do Sindicato em inúmeras questões que envolvem o próprio MPT e o Judiciário. “Sem dúvida, isto significa mais uma grande vitória para o Senge. Demonstra o respeito que temos junto aos órgãos do trabalho e a força de nosso Sindicato, sempre atuando com seriedade na defesa da categoria”, finaliza.

CBTU

A audiência de mediação no Ministério Público do Trabalho foi solicitada pelo Senge-MG, uma vez que o Sindicato, assim como a Fisenge, querem participar das negociações com a CBTU representando os engenheiros e engenheiras, em nível nacional. O advogado da CBTU informou que tomou conhecimento do objeto da negociação na data da audiência, não podendo, assim, se posicionar a respeito, uma vez que seria necessário consultar a administração central da CBTU, no Rio de Janeiro. Dessa forma, uma nova audiência ficou agendada para o dia 8 de outubro.

Fonte:  Senge-MG