.:. Informativo nº 90 :: 10 de Fevereiro / 2015 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

.:. Informativo nº 90 :: 10 de Fevereiro / 2015 .:.


 

Diretoria Executiva da Fisenge se reúne no Rio de Janeiro  

 

 

 
 

 

 

A diretoria executiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) se reuniu entre os dias 6 e 7/2, no Rio de Janeiro. O debate sobre a organização do planejamento estratégico da entidade foi uma das prioridades, a partir das deliberações do 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Entre os principais eixos temáticos está a luta por uma reforma política. “Está em curso uma das mais perversas contrarreformas políticas, no Congresso Nacional, capiteanada pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Nós, movimentos social e sindical, temos de reunir esforços e lutar por uma reforma política popular, comprometida principalmente com o fim do financiamento privado de campanha”, afirmou o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento.

 

 


 

 

Diretora da Fisenge é eleita coordenadora de Câmara do Crea-BA

 

 

 
 

 

 

Aconteceu, no dia 30/1, a eleição para as coordenadorias de Câmaras Especializadas do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA). A diretora da Fisenge, Silvana Palmeira foi eleita coordenadora da Câmara Especializada de Engenharia Química. “Nossa principal agenda é aproximar e trazer os Profissionais da modalidade da Química para o Crea, conscientizando desde a academia para o fortalecimento do Conselho e da luta pela valorização profissional”, disse Silvana.

 

 


 

 

Medidas provisórias são retrocessos para os trabalhadores e as trabalhadoras

 

 

 
 

 

No apagar das luzes do primeiro mandato da presidenta Dilma Roussef, no dia 30/12/2014, foram anunciadas as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que provocam alterações nas regras do seguro-desemprego, abono social, seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. O povo brasileiro passou por um duro processo eleitoral demarcado por duas agendas políticas distintas. De um lado, o projeto vitorioso com o comprometimento pelo aprofundamento da democracia e o fortalecimento das políticas sociais. De outro lado, o projeto alinhado aos anseios do mercado e das empresas. A publicação de tais medidas representam um retrocesso histórico nas lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil. Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que as medidas atingem, principalmente, trabalhadores de baixa renda: “o próprio Governo divulgou a informação de que 57,5% das pensões são de um salário mínimo”. Mesmo assim, a justificativa para as MPs é de coibição de fraudes. Urge ressaltar que práticas lúgubres e burlistas partem de um problema estrutural da sociedade, que necessita de um debate mais aprofundado, que é a corrupção. Para enfrentá-la, o caminho é o fortalecimento de instrumentos de controle social, transparência e participação popular. A corrupção não é combatida com retirada de direitos.

Leia o artigo AQUI


 

Fisenge participa de audiência com Ministro de Minas e Energia

 

 

 
 

 

 

O recém-empossado Ministro das Minas e Energia, Eduardo Braga, recebeu representantes sindicais do setor elétrico, no dia 29/1, em Brasília. Entre os assuntos em pauta, a Plataforma Operária e Camponesa de Energia, a gestão do Sistema Eletrobras, a renovação das concessões e o pagamento da Participação dos Lucros e Remuneração (PLR). De acordo com o diretor de negociação coletiva da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Ulisses Kaniak, o ministro demonstrou conhecimento das pautas apresentadas e disposição para debater as revindicações dos movimentos. “Pedimos a retomada da agenda da Mesa de Energia com a participação do Ministério e também questionamos as terceirizações, privatizações e seus impactos na vida dos trabalhadores. Esperamos que esse diálogo seja permanente para que possamos fortalecer um setor elétrico comprometido com a sociedade brasileira”, afirmou Kaniak. A Fisenge integra o CNE/FNU (Coletivo Nacional dos Eletricitários da Federação Nacional dos Urbanitários).


 

Mulheres assumem coordenadoria da Câmara de Engenharia Química, Geologia e Minas do Crea-ES 

 

 

 
 

 

Pela primeira vez, duas mulheres foram eleitas para Coordenação e Coordenação-Adjunta da Câmara Especializada de Engenharia Química, Geologia e Minas (CEEQGM), do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Espírito Santo (Crea-ES). A eleição aconteceu ontem (3/2) e as engenheiras Simone Baía e Adriana Di Spirito assumiram a coordenação e coordenação-adjunta, respectivamente. De acordo com Simone Baía, a ocupação dos espaços de poder por mulheres é fundamental para o aprofundamento da democracia e a igualdade de oportunidades e direitos. “Considero uma vitória a nossa eleição e seguirei uma agenda comprometida com a valorização profissional e a transversalização de gênero em nossas pautas”, afirmou Simone, que é engenheira química e diretora da mulher da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge).


 

Nova diretoria do Crea-PB toma posse

 

 

 

 
 

 

Na noite desta segunda-feira (9/2), o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) empossou, e escolheu, os nomes dos profissionais que irão compor o Conselho, a Diretoria e as Câmaras Especializadas. A Sessão Plenária aconteceu no auditório do Conselho, e contou com a presença de representantes de diversas entidades ligados à engenharia. Para a presidenta do Crea-PB e diretora da Fisenge, Giucélia Figueiredo, essa Sessão marca também o início dos trabalhos do Conselho no ano de 2015: “Aqui empossamos os novos conselheiros, que irão compor o plenário do Crea-PB, que é um fórum deliberativo, e elegemos a nossa nova diretoria”. A presidenta da entidade, que foi reeleita com mais de 93% dos votos, destacou que a chegada dos novos conselheiros vai além da renovação: “São profissionais que irão se incorporar nessa nossa reafirmação da compreensão de como queremos o Crea na Paraíba, um Crea presente, atuante, e que dialoga com os profissionais, com o setor produtivo e com a sociedade”. Reencaminhado para o Conselho, o engenheiro civil Edmilson Alter Campos Martins, indicado pelo Clube de Engenharia, disse que “será um grande prazer sequenciar esse trabalho e esse comportamento pró-ativo instituído pela gestão da presidenta Giucélia Figueiredo”: “Temos agora mais amadurecimento para desenvolver as atividades com mais eficiência e resultado”.

Leia mais AQUI


 

Exposição sobre Rubens Paiva é destaque na Rede Brasil Atual

 

 

 
 

 

 

“Meus patrícios, me dirijo especialmente a todos os trabalhadores, a todos os estudantes e a todo o povo de São Paulo, tão infelicitado por este governo fascista e golpista que neste momento vem traindo seu mandato e se pondo ao lado das forças da reação. Desejo conclamar todos os trabalhadores de São Paulo, todos os trabalhadores portuários e metalúrgicos da Baixada Santista, de Santos, da capital e das cidades industriais de São Paulo em especial; todos os universitários que se unam em torno de seus órgãos representativos, obedecendo a palavra de ordem do Comando Geral dos Trabalhadores, do Fórum Sindical de Debates, dos sindicatos, da União Nacional dos Estudantes, das uniões estaduais e dos grêmios estudantis para que todos, em greve geral, deem a sua solidariedade integral a legalidade que ora representa o presidente João Goulart.” Este discurso foi feito ao vivo na Rádio Nacional na madrugada do dia 1° de abril de 1964 por Rubens Paiva, deputado federal por São Paulo eleito em 1962. Depois do discurso contra o golpe, Paiva foi cassado e teve de se exilar por nove meses. De volta ao Brasil, retomou suas atividades como engenheiro sem abandonar a resistência à ditadura. No dia 20 de janeiro de 1971, sua casa foi invadida, ele foi preso e nunca mais foi visto. Sua história é tema da exposição Engenheiro Rubens Paiva, Presente!, promovida pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) e pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge). Originalmente idealizada para a inauguração do busto de Rubens em frente ao DOI-Codi, no Rio de Janeiro, a mostra pode ser conferida agora no ambiente virtual.

 

Leia AQUI

 

 


 

FUP lança manifesto contra tentativa de desconstrução da Petrobras

 

 

 
 

 

 

Há quase um ano o País acompanha uma operação policial contra evasão de divisas que detectou evidências de outros crimes, pelos quais são investigadas pessoas que participaram da gestão da Petrobrás e de empresas fornecedoras. A ação institucional contra a corrupção tem firme apoio da sociedade, na expectativa de esclarecimento cabal dos fatos e rigorosa punição dos culpados. É urgente denunciar, no entanto, que esta ação tem servido a uma campanha visando à desmoralização da Petrobrás, com reflexos diretos sobre o setor de Óleo e Gás, responsável por investimentos e geração de empregos em todo o País; campanha que já prejudicou a empresa e o setor em escala muito superior à dos desvios investigados. A Petrobrás tem sido alvo de um bombardeio de notícias sem adequada verificação, muitas vezes falsas, com impacto sobre seus negócios, sua credibilidade e sua cotação em bolsa. É um ataque sistemático que, ao invés de esclarecer, lança indiscriminadamente a suspeita sobre a empresa, seus contratos e seus 86 mil trabalhadores dedicados e honestos. Assistimos à repetição do pré-julgamento midiático que dispensa a prova, suprime o contraditório, tortura a jurisprudência e busca constranger os tribunais. Esse método essencialmente antidemocrático ameaça, hoje, a Petrobrás e suas fornecedoras, penalizadas na prática, enquanto empresas produtivas, por desvios atribuídos a pessoas físicas.

 

 

Confira AQUI

 

 


 

 

Senge-PR participa de ato em defesa dos servidores públicos

 

 

 
 

 

O Senge-PR está unido ao Fórum de Entidades Sindicais (FES) -, que congrega 14 sindicatos que representam servidores públicos do Estado do Paraná, na manifestação contra ao ‘pacotaço’ do governo Richa que prejudica diversas categorias do funcionalismo público. O Sindicato dos Engenheiros, por intermédio do seu presidente, de integrantes da diretoria e associados, participa ativamente, nesta segunda-feira, 9 de fevereiro, da mobilização realizada em frente à Assembleia Legislativa do Paraná. “Com essas medidas o governo não prejudica apenas os trabalhadores, mas também toda a população. Ao agir contra o funcionalismo público o governo desmonta a educação e desmotiva professores e demais servidores que anseiam por um trabalho digno. O Sindicato dos Engenheiros está mobilizado e se soma a todos os sindicatos em defesa dos trabalhadores do serviço público. Já enviamos correspondências, em que nos manifestamos contra as medidas do governo, ao governador, à vice-governadora, aos secretários de Estado e a todos os deputados estaduais. Essa luta é de todos. Vamos continuar com mobilizados, porque só com mobilização é que conseguiremos a vitória contra este pacotaço”, afirma o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt.

Leia mais AQUI


 

SEA-RN divulga nota de repúdio à medidas provisórias do governo federal

 

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos do Rio Grande do Norte (SEA-RN) divulgou nota de repúdio às medidas provisórias 664 e 665, anunciadas no final do ano, pelo governo federal. “Chama a atenção que tais medidas tenham sido publicadas no dia 30 de dezembro/2014, sem qualquer consulta ou discussão com a sociedade brasileira em especial com as entidades sindicais, visando impedir o seu debate, face à natural desmobilização de toda a sociedade devido aos festejos de fim de ano. Ao adotar esta prática, o governo Dilma Rousseff age como nos governos conservadores na tentativa de desmobilizar as reações em torno de medidas antipopulares, tentando criar a ideia de “fato consumado” sobre suas ações. Após uma campanha presidencial extremamente acirrada, em que a questão da manutenção dos direitos previdenciários e trabalhistas esteve no centro dos debates, com um claro posicionamento da candidata Dilma Rousseff de que não mexeria nos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras para o enfrentamento da conjuntura econômica, as medidas tomadas mostram um retrocesso e geram desconfiança quanto aos compromissos assumidos que, como sempre aconteceu no passado, o governo exigirá que os trabalhadores e trabalhadoras “paguem a conta” de qualquer dificuldade econômica, mantendo inalterados os elevados ganhos e lucros da classe dominante”, diz trecho do documento.

Leia mais AQUI


 

Senge-MG: Setor de Negociações Coletivas se reúne para planejar as ações de 2015

 

 

 
 

 

O setor de Negociações Coletivas do Senge-MG realizou sua primeira reunião, no dia 6 de fevereiro, para discutir e planejar as ações para 2015. Durante o encontro foi feita a divisão das negociações entre os diretores que fazem parte do setor e foram discutidos, entre outros pontos, ações para ampliação do número de negociações e cursos de interesse dos profissionais. Além disso, os participantes discutiram a conjuntura política-econômica atual e começaram a construir estratégias para as negociações deste ano. Participaram da reunião os diretores Antônio Azevedo, Abelardo Novaes, Gilmar Santana, Ricardo Soares, Domingos Palmeira, Paulo Roberto Mandello, Ricardo Duarte, Fernando Queiroz, Arnaldo Coutinho Brito e Marcos Moura, além da gerente do setor de Negociações Coletivas, Valéria Arruda, do advogado Daniel Rangel e do técnico do Dieese, Thiago Rodarte. A segunda reunião do setor está agendada para 13 de março.


 

Seagro-SC dá boas-vindas aos novos engenheiros agrônomos contratados na Epagri

 

 

 
 

 

O Sindicato dos Engenheiros Agrônomos de Santa Catarina (Seagro-SC) recepcionou, no dia 4/2, a 6ª turma de novos engenheiros agrônomos contratados para a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O encontro aconteceu durante semana de treinamento inicial da empresa. “É muito importante a reposição e contratação de mais profissionais para o fortalecimento de políticas públicas do setor no estado. Também saudamos o grande número de colegas mulheres recém-contratadas”, afirmou o presidente do Seagro-SC, Vlademir Gazoni. Ao final da reunião, toda a turma se filiou à entidade e, em seguida, houve uma confraternização dos novos colegas com a Diretoria do Seagro-SC. Graças à ação transitada em julgado na justiça em favor do sindicato, os contratados entram na empresa ganhando o Salário Mínimo Profissional, mas o valor é pago através de adicional fora da tabela salarial.  Daqui em diante, os novos engenheiros agrônomos associados estão engajados na luta da categoria pela conquista de um novo Plano de Cargos e Salários na Epagri.


 

Senge-ES informa sobre atualização do processo do piso salarial dos Engenheiros da CESAN

O Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) informa aos engenheiros da Companhia Espirito Santense de Saneamento (CESAN) que, no dia 28 de janeiro de 2015, foram homologados pela justiça os cálculos realizados pelo perito do Juízo, iniciando assim o processo de execução. Trata-se apenas da primeira fase do processo de cobrança dos valores retroativos, podendo ter ainda diversos desdobramentos, sendo inclusive passível de recursos, tanto pela empresa, quanto pelo Sindicato, no que couber.


 

Desemprego cai e fecha 2014 em 6,8%

 

 

 
 

 

A taxa de desocupação fechou o ano passado em 6,8%, registrando queda em relação a 2013, quando a taxa de desocupação foi 7,1%. Em 2012, a taxa ficou 7,4%. Os dados foram divulgados hoje (10), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e indicam um desemprego maior em relação à Pesquisa Mensal de Emprego (PEM), também do IBGE, que foi 4,8%. A pesquisa é calculada em seis das principais regiões do país. No quarto trimestre do ano passado, a taxa de desocupação fechou em 6,5% em todo o país, registrando queda em relação aos 6,8% do terceiro trimestre. Quando comparado com o quarto timestre de 2013, com 6,2%, a taxa de desocupação cresceu.Os dados divulgados indicam que a população desocupada recuou na passagem do terceiro para o quarto trimestre, passando de 6,7 milhões para 6,5 milhões de pessoas. Entre a população ocupada houve aumento do terceiro para o quarto trimestre, passando de 92,3 milhões para 92,9 milhões. No quarto trimestre de 2013, a população ocupada era 91,9 milhões de trabalhadores.

Leia mais AQUI


 

Petrobras recebe o mais importante prêmio da indústria de petróleo

 

A Petrobras informou que receberá, pela terceira vez, o OTC Distinguished Achievement Award, maior prêmio concedido a uma empresa de petróleo por seu desenvolvimento tecnológico. Em nota, a Petrobras explica que o prêmio é concedido pelo comitê da Offshore Technology Conference de Houston, no Texas, Estados Unidos, em reconhecimento ao conjunto de tecnologias desenvolvidas para produção de petróleo e gás natural na camada do pré-sal, no litoral brasileiro, onde, em 21 de dezembro passado, a empresa bateu recorde de produção, extraindo 713 mil barris de petróleo. O prêmio será entregue em maio, em Houston. Em 1992, a Petrobras recebeu o prêmio por conquistas técnicas referentes ao desenvolvimento de sistemas de produção em águas profundas no campo de Marlim, na Bacia de Campos, litoral fluminense. Em 2001, o prêmio foi concedido por avanços nas tecnologias e na economicidade de projetos de águas profundas, no desenvolvimento do Campo de Roncador, também na mesma bacia.


 

Hernan Chaimovich é nomeado presidente do CNPq

 

 

 
 

 

O bioquímico Hernan Chaimovich foi nomeado, no dia 10/2, para o cargo de presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A nomeação está no Diário Oficial da União desta terça-feira. Ele vai substituir Glaucius Oliva na presidência do órgão, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Chaimovich é vice-presidente da Academia Brasileira de Ciências e coordenador do programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Graduado na Faculdade de Ciência Farmacêuticas e Químicas da Universidade do Chile, em 1962, Chaimovich fez doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorado nas universidades da Califórnia, em Santa Bárbara, e Harvard, ambas nos Estados Unidos. Foi professor nas universidades do Chile e livre docente, professor adjunto e professor titular de bioquímica do Instituto de Química da USP. Na USP, também integrou o Conselho Universitário por quase 20 anos, foi pró-reitor de pesquisa entre 1997 e 2001 e vice-diretor do Instituto de Estudos Avançados.

 


 

Dica cultural: Filme “O Jogo da Imitação” conta a história do matemático Alex Turing 

Desvendar as mensagens criptografadas do exército alemão em plena II Guerra Mundial era o desafio do matemático Alex Turing e sua equipe. Em vez de ficar preso a cálculos intermináveis dia após dia, Turing ao lado da cientista Joan Clarke, resolveu criar uma máquina de decodificação. O papel de Turing no desenvolvimento da ciência da computação é incontestável, bem como toda a sua influência na formalização do conceito de algoritmo, um termo bastante popular nos dias de hoje graças à internet e aos seus incríveis sistemas de busca e sugestão de conteúdo (Habemus Google). Joan Clarke foi a única mulher a trabalhar no projeto “Enigma” ao lado de Turing. Estudou na Universidade de Cambridge e foi recrutada por um coordenador da instituição para entrar na Government Code and Cypher School (GCCS). Se dedicou à matemática, ganhou destaque acadêmico mas mesmo assim recebia menos do que seus colegas homens: 2 libras por semana. Depois de passar alguns dias trabalhando isolada no projeto Enigma, finalmente ganhou uma mesa ao lado de Turing e outros cientistas da época. A equipe foi responsável por idealizar um dos primeiros protótipos de computador no mundo.

Leia mais AQUI