Medidas provisórias são retrocessos históricos da luta dos trabalhadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No apagar das luzes do primeiro mandato da presidenta Dilma Roussef, no dia 30/12/2014, foram anunciadas as Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, que provocam alterações nas regras do seguro-desemprego, abono social, seguro-defeso, pensão por morte, auxílio-doença e auxílio-reclusão. O povo brasileiro passou por um duro processo eleitoral demarcado por duas agendas políticas distintas. De um lado, o projeto vitorioso com o comprometimento pelo aprofundamento da democracia e o fortalecimento das políticas sociais. De outro lado, o projeto alinhado aos anseios do mercado e das empresas. A publicação de tais medidas representam um retrocesso histórico nas lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras do Brasil.

Estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) apontam que as medidas atingem, principalmente, trabalhadores de baixa renda: “o próprio Governo divulgou a informação de que 57,5% das pensões são de um salário mínimo”. Mesmo assim, a justificativa para as MPs é de coibição de fraudes. Urge ressaltar que práticas lúgubres e burlistas partem de um problema estrutural da sociedade, que necessita de um debate mais aprofundado, que é a corrupção. Para enfrentá-la, o caminho é o fortalecimento de instrumentos de controle social, transparência e participação popular. A corrupção não é combatida com retirada de direitos.

Embora não tenhamos a ilusão de que Barack Obama represente qualquer tipo de transformação radical da sociedade, é preciso analisar a atual conjuntura norte-americana. Durante seu discurso sobre o Estado da União, Obama, símbolo do imperialismo e do capitalismo, anunciou uma série de medidas sociais, como a desoneração tributária da classe média; taxação de bancos e cobrança de impostos sobre heranças. Estes anúncios foram feitos mediante a um Congresso tomado pela maioria da oposição ao governo. Claro que a conjuntura norte-americana tem particularidades diferentes da brasileira, como a própria regulação da mídia, que o Brasil tarda em enfrentar.

Os rumos da atual política econômica brasileira vão na contramão do fortalecimento do Estado, privilegiando o setor privado, como o caso das perícias médicas e o aumento de juros para aquisição de casa própria. O governo precisa seguir a agenda para a qual foi eleito, apostando no fortalecimento do mercado interno e aumento de investimentos públicos em setores primordiais (saúde, educação, transporte, saneamento e indústria). Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que, apesar do recuo na taxa de desemprego, não houve aumento de postos de trabalho. Já a taxa de rotatividade, segundo o Dieese, decorrente da demissão por iniciativa patronal, foi de 43,4% em 2013.

Portanto, há que se enfrentar questões imediatas e históricas da classe trabalhadora, como a criação de uma política contra as demissões imotivadas e a alta rotatividade; e também a regulação dos meios de comunicação e a reforma política. Mas, para alcançarmos esse objetivo, precisamos de coragem política e mobilização popular. Por isso, estamos alinhados às reivindicações das Centrais Sindicais contra a retirada de direitos e pelo fortalecimento de uma agenda política comprometida com a classe trabalhadora brasileira.

Clovis Nascimento, engenheiro civil e presidente da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros