.:. Informativo nº 62 :: 30 de Maio / 2014 .:.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

 


.:. Informativo nº 62 :: 30 de Maio / 2014 .:.

 

Fisenge participa do Colégio de Entidades Nacionais do Confea

 

O diretor de relações sindicais da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Fernando Jogaib participou da reunião ordinária do Colégio de Entidades Nacionais (Cden) do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), entre os dias 26 e 28/5, em Brasília. De acordo com Jogaib, um debate importante foi sobre a criação de um Grupo de Trabalho para formular e apresentar propostas em um documento aos candidatos à presidência da República; além da criação do GT de relações sindicais.

 


 

Comissão Organizadora Estadual se reúne no Rio de Janeiro

 

 

 

Faltam apenas dois encontros regionais para a finalização da formulação de propostas e definição de delegados para o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). A Comissão Organizadora Estadual se reuniu nesta segunda-feira (26/5), no Rio de Janeiro, com o objetivo de encaminhar questões organizativas. O secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, anunciou que será feita uma homenagem à família de Rubens Paiva. “Além de engenheiro, Rubens Paiva, como deputado, lutou por questões fundamentais para o avanço do país”, afirmou. O Consenge irá acontecer entre os dias 27 e 30/8, em Búzios (RJ).

 

 


 

Mobilização contra privatização do saneamento reúne centenas manifestantes em Brasília

 

 

 

Nesta quarta-feira (28/5) cerca de 500 pessoas participaram de um seminário organizado pela Frente Nacional pelo Saneamento Ambiental (FNSA). O seminário aconteceu no Congresso Nacional e discutiu a universalização do saneamento básico no Brasil e a criação de um fundo nacional para financiar o setor. A Frente reúne uma série de entidades de classe, organizações e movimentos sociais; entre estes a Fisenge.  Estiveram presentes trabalhadores de todo o país, militantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Movimento Camponês Popular (MCP) além da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae).

 

No seminário, foi encaminhado o lançamento de uma frente parlamentar em defesa do saneamento universalizado e público, além de um projeto de lei de iniciativa popular que busca formar comitês contra a privatização e a favor do fundo nacional. Na parte da tarde os presentes no seminário marcharam em direção ao Ministério das Cidades onde realizaram um ato reivindicando as pautas discutidas no Seminário.

 

Leia mais AQUI


Senge-RJ realiza Encontro de Engenheiros

 

Começou nesta terça-feira (27/5) o Encontro do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ). Participaram da mesa de abertura o presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos; o vice-presidente do Senge-RJ e secretário-geral da Fisenge, Clovis Nascimento; e o presidente da Fisenge, Carlos Roberto Bittencourt. “O tema ‘Um projeto de nação para o Brasil’ permite que façamos um debate sobre as questões conjunturais e estruturais necessárias para o desenvolvimento do país”, disse Olímpio. Já o presidente da Fisenge ressaltou a qualidade dos debates. “Temos o desafio de avançar na formulação de propostas, que serão desdobradas em um documento a ser entregue aos candidatos à presidência da República”, afirmou Bittencourt. O encontro contou com o debate sobre “Energia e desenvolvimento”, com o ex-diretor de exploração e produção da Petrobras, Guilherme Estrella e o coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel) da UFRJ, Nivaldi José de Castro. “Quando falamos de projeto de nação para o Brasil, estamos falando de estratégia”, destacou Estrella. Já Nivaldi foi enfático: “O Brasil não tem uma política estratégica para a energia. Entendo que o desafio perpassa três elementos fundamentais: a formulação de uma política energética; um planejamento determinativo e o fortalecimento da Eletrobras”, concluiu.


 

Seagro-SC defende agricultura  catarinense em Congresso Estadual de Engenheiros

 

 

Durante a abertura do 8º Congresso Estadual de Engenheiros Agrônomos, na FIESC, na noite de 28 de maio, quase metade dos 384 inscritos no evento, vestiram uma camiseta preta, impresso em branco com os dizeres “EU LUTO” e “SOS Agricultura”, em protesto a falta de apoio, incentivos à pesquisa ao agronegócio catarinense, atividade que representa 1/3 do PIB e 62% das exportações brasileiras. O manifesto silencioso foi organizado pelo Seagro-SC. Engenheiros agrônomos pedem mais atenção dos governos à extensão rural, a defesa sanitária, reposição urgente às vagas abertas por incentivos do PDVI, uma gestão da agricultura mais técnica e menos política e interesseira, tudo para evitar um apagão tecnológico nos próximos anos. Outra novidade do 8º CEAA é a participação dos estudantes de agronomia, eles são 30% dos participantes, o que caracteriza o interesse do jovem, pelas lidas do campo, uma boa notícia para o segmento, destes 87 são estudantes, a maioria nas últimas fases, a maior delegação é da capital, até pela proximidade, mas o destaque vai para acadêmicos de Sombrio com 12 (IFSC) e UnoChapecó com 10. Autoridades presentes na abertura, como o Secretário da Agricultura, Airton Spies, os deputados federais Valdir Colatto e Peninha, que também aderiram ao movimento e vestiram a camiseta com as reivindicações.

Participação das mulheres

A representante do Seagro-SC no Coletivo de Mulheres da Fisenge, Fabiana Alexandre participou do evento e destacou a importância da participação das mulheres. “Ainda hoje enfrentamos discriminação em muitos ambientes e é fundamental a participação das mulheres para pautarmos a questão de gênero”, afirmou.


Senge-PR convoca associados para encontro preparatório ao 10º Consenge

O Senge-PR convoca os engenheiros filiados ao sindicato, com mensalidade em dia, e membros do Senge Jovem a participar, nos dias 6 e 7 de junho (sexta e sábado), do encontro preparatório ao 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). No evento, que será realizado na sede do sindicato em Curitiba, serão eleitos 25 delegados e suplentes (com representatividade de todo o Estado), indicados seis estudantes de engenharia, que participarão do encontro nacional representando o Senge-PR.

Haverá palestras sobre as políticas agrária e agrícola para o desenvolvimento sustentável, com foco no Papel do Estado Brasileiro no Desenvolvimento Nacional e também dos projetos de inclusão sindical e formação política do Senge-PR, com ênfase no papel do Movimento Sindical frente as Modificações do Mundo do Trabalho. Participarão do evento como palestrantes o professor de Economia e diretor do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit) da Unicamp, José Dari Krein;  o engenheiro agrônomo e oficial Nacional de Programas da FAO Região Sul, Carlos Antonio Biasi, o professor  de Direito Constitucional e Agrário da PUC-PR, Carlos Marés e a diretora do Senge e representante do Sindicato no Coletivo de Mulheres da Fisenge, Mary Stela Bischof.

O 10º Consenge será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. As discussões em âmbito regional do Senge-PR serão apresentadas no evento nacional. Políticas Agrária e Agrícola para o Desenvolvimento Sustentável e Projetos de Inclusão Sindical e Formação Política, entre eles o Senge Jovem, serão os temas que o Senge-PR irá apresentar no Congresso.

Leia mais AQUI


Senge Estudante da Bahia realiza I Congresso

 

 

 

O Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-BA), por meio do seu programa SENGE Estudante convida todos os estudantes de engenharia do estado a participar do seu I Congresso, que será realizado nos dias 17 e 18 de julho, no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O Congresso pretende discutir as diretrizes do SENGE Estudante e temas relevantes para os futuros profissionais, a exemplo da Lei do Estágio, além de eleger os representantes regionais do programa. O Senge Estudante é uma iniciativa que pretende aproximar os universitários de todos os ramos da engenharia com a realidade da profissão, promovendo a formação política e social dos participantes através de atividades de qualificação, de discussão da ética profissional e dos direitos e garantias trabalhistas.

 

Inscrições gratuitas:

www.sengeba.org.br/estudante

 


Senge-RO: Na abertura do XII Consenge, secretário-geral da Fisenge fala sobre o Projeto de Nação para o Brasil

 

 

 

A abertura do XII Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Consenge) teve como palestrante o secretário-geral da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), Clovis Nascimento, que falou sobre o tema “Um projeto de nação para o Brasil”. Ele chamou a atenção dos jovens presentes ao encontro, principalmente sobre a questão política. “Que tipo de projeto nós vamos querer para o desenvolvimento do Brasil? Temos que ter muita clareza do projeto que queremos construir. Para isso, precisamos estar atentos à questão política à nossa volta”, disse. Clovis ainda afirmou que vê com certa tristeza o fato de muitos jovens, hoje, serem avessos à Política e fez uma rápida definição sobre os poderes constituídos e sobre a mídia. “Hoje estamos passando por uma situação atípica e podemos interromper o processo de construção do País com a volta do neoliberalismo. Esse é um fato relevante com que todos temos que nos preocupar”, comentou o engenheiro ao destacar que nas décadas de 1990, a política neoliberal praticamente não investiu em saneamento, enquanto que nos últimos 12 anos, houve investimento maciço no setor de R$ 80 bilhões.

Leia mais AQUI


Senge-MG promove Encontro Estadual

 

O Senge-MG realizou, nos dias 23 e 24 de maio, o Encontro Estadual de Minas Gerais preparatório para o 10º Consenge. No Encontro foram escolhidos os delegados de Minas Gerais e definidas as propostas para serem levadas ao Congresso. O diretor da Fisenge, Roberto Freire esteve presente no evento

Assista ao vídeo AQUI


Senge-ES realiza Congresso Estadual

 

 

 

 

 

O Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inovou com uma proposta que reuniu, além dos profissionais de engenharia, estudantes universitários. O resultado pôde ser visto no público presente, que superou as estimativas. Os participantes discutiram o papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento nacional, bem como a função do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho. Tudo isso com foco nas mesas temáticas que debateram Formação Profissional e Energia e Desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás. O evento é preparatório para o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Cada estado filiado à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) organiza encontros que debatem os temas que serão levados ao congresso nacional. “Um dos objetivos é levar uma pauta de propostas dos engenheiros de todo o país para os candidatos à presidência desse ano. Nós, engenheiros e engenheiras, temos capacidade de avançar ainda mais na disputa do Estado brasileiro, por meio da formulação de políticas públicas e demais contribuições”, explicou o presidente da Fisenge, o Engenheiro Carlos Roberto Bittencourt, que participou da mesa de abertura do Congresso acompanhado do presidente do Senge-ES, Orlando Zardo Junior. “Os Congressos Estaduais são um grande ouvidor dos engenheiros de todos os Estados. É uma oportunidade de inserirmos nossos anseios no debate nacional, bem como de debatermos questões que são de suma importância para a realidade e o futuro da engenharia”, destacou.

Leia mais AQUI


 

Fisenge no Facebook

 

Curta a página da Fisenge no Facebook: www.facebook.com/federacaofisenge