Senge-ES realiza Congresso Estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Congresso Estadual do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Espírito Santo (Senge-ES) inovou com uma proposta que reuniu, além dos profissionais de engenharia, estudantes universitários. O resultado pôde ser visto no público presente, que superou as estimativas. Os participantes discutiram o papel do Estado Brasileiro no desenvolvimento nacional, bem como a função do movimento sindical frente às modificações do mundo do trabalho. Tudo isso com foco nas mesas temáticas que debateram Formação Profissional e Energia e Desenvolvimento – setor elétrico, petróleo e gás.
O evento é preparatório para o 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge). Cada estado filiado à Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) organiza encontros que debatem os temas que serão levados ao congresso nacional. “Um dos objetivos é levar uma pauta de propostas dos engenheiros de todo o país para os candidatos à presidência desse ano. Nós, engenheiros e engenheiras, temos capacidade de avançar ainda mais na disputa do Estado brasileiro, por meio da formulação de políticas públicas e demais contribuições”, explicou o presidente da Fisenge, o Engenheiro Carlos Roberto Bittencourt, que participou da mesa de abertura do Congresso acompanhado do presidente do Senge-ES, Orlando Zardo Junior. “Os Congressos Estaduais são um grande ouvidor dos engenheiros de todos os Estados. É uma oportunidade de inserirmos nossos anseios no debate nacional, bem como de debatermos questões que são de suma importância para a realidade e o futuro da engenharia”, destacou.

O Congresso Estadual foi realizado nos dias 23 e 24 de maio (em Vitória). O evento marcou o aniversário de 33 anos do Senge-ES, que foi fundado no dia 25 de maio de 1981.

10º Consenge
O 10º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) será realizado entre os dias 27 e 30 de agosto de 2014, em Búzios, no Rio de Janeiro. O Congresso pretende fortalecer um plano de lutas centrado na afirmação de direitos e na defesa dos trabalhadores(as) brasileiros, para tanto, se utiliza dos temas já discutidos nos Congressos Estaduais de todo país.