Fome e produção de alimentos em pauta no 1º Congresso do FEEA-RJ/Senge RJ

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estão abertas as inscrições, gratuitas, para o evento do Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos, que começa dia 11, às 18h. O agroecologista Sebastião Pinheiro e o representante adjunto da FAO no Brasil, Gustavo Chianca, confirmaram presença.

O 1º Congresso do Fórum Estadual dos Engenheiros Agrônomos (Feea-RJ/Senge-RJ), do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), começa no próximo dia 11, às 18h, com o tema principal “Alimentos para quem? Agronomia, sustentabilidade e soberania”. O evento vai se desenvolver ao longo de oito encontros online, sempre às quartas-feiras, nos meses de agosto e setembro. As inscrições são gratuitas, abertas a profissionais de qualquer formação, agricultores, estudantes, lideranças políticas e ambientais, rurais e urbanas – (clique para se inscrever).

Para os debates de abertura estão confirmadas as presenças do engenheiro agrônomo e florestal Sebastião Pinheiro, ativista histórico da agroecologia que integra a rede Juquira Candiru Satyagraha, e de Gustavo Chianca, representante adjunto no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), com moderação do engenheiro agrônomo Ricardo Luís Louro Berbara, ex-reitor da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“A primeira mesa vai tratar do eixo central do Congresso, que é a relação entre a produção e a oferta de alimentos para a população versus o alimento para exportação”, explica o diretor do Senge RJ, Jorge Antônio da Silva, coordenador do 1º Congresso do Feea-RJ. “Esse tema perpassa os demais, que questionam fundamentalmente quem são os produtores de alimentos no país, e todas as implicações sociais e políticas que envolvem essa atividade. O Brasil é o segundo maior produtor agrícola do mundo, e vê a fome voltar ao seu território.”

As demais sessões do Congresso vão tratar, a cada semana, dos seguintes temas: Atuação Profissional e Mercado de Trabalho (dia 18/8), Agroecologia (25/8 e 1º/9), Meio Ambiente (8/9), Tecnologias (15/9), Observatório da Agricultura (22/9) e Gestão Pública e ATER-Assistência Técnica e Extensão Rural (29/9). <Clique para ver a programação completa >

Para o coordenador do Feea-RJ/Senge RJ, engenheiro agrônomo Dennys Zsolt Santos, “urge reunir a sociedade para reagir ao cenário atual, uma situação calamitosa, de insegurança alimentar, resultado do modelo de país somente agroexportador, que não tem mais gestão de uma política de alimentos”. Ele destaca, nesse sentido, o fechamento de 27 armazéns da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) pelo governo Bolsonaro. “É crucial discutir um plano de recuperação da política e de combate à fome”, diz. “Já fomos referência nessa área, e agora caímos para o extremo oposto, com um governo que está destruindo todo o sistema público de segurança alimentar. Sobrou um Bolsa Família fajuto, que estão tentando usar para fins eleitoreiros.”

As propostas feitas em cada tema serão organizadas e consolidadas numa plenária de encerramento, para serem enviadas como subsídio para a discussão programática que vai ser travada na disputa eleitoral de 2022, em todas as instâncias, afirma Jorge Antônio.

Abertura e inscrição
Até o último dia 5, já eram cerca de 300 inscritos no Congresso. Jorge Antônio ressalta a representatividade do evento e, principalmente, a sua renovação política. “Esse é um aspecto importante do Congresso: o protagonismo de lideranças estudantis, que se reflete na mesa de abertura, onde estão os reitores das duas universidades que têm curso de Agronomia no Rio de Janeiro, Raul Ernesto Lopez Palacio, reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF) e Roberto de Souza Rodrigues, reitor da UFRRJ, e presidentes de diretórios acadêmicos, como Monara Abreu, presidente do Cea-UFRRJ, Stefhany Oliveira, presidente do CAA Seu Juvenal da UENF, Pedro Eduardo Diniz da Cunha, da federação de estudantes FEAB-UFRRJ, além de Ygor Davino, presidente da Rural Consultoria Júnior.”

Também estão na abertura o presidente do Senge RJ, Olímpio Alves dos Santos; o coordenador da Feea-RJ/Senge RJ, Dennys Zsolt Santos; Pedro Celestino, presidente do Clube de Engenharia; Luiz Carlos Estrella Sarmento, diretor do CTUR/UFRRJ; Maria Isabel de Vasconcelos Porto Tostes, presidente da Seaerj; Kleber Souza Santos, presidente da Confaeab; Luana de Carvalho, da direção nacional do MST-RJ; Luiz Antonio Cosenza, presidente do Crea-RJ; Roberto Freire, presidente da Fisenge; Andrea Mattos , diretora da CUT-RJ.

Todos devem fazer a inscrição no Congresso, inclusive palestrantes, convidados e Comissão organizadora, para poder interagir na plataforma online do evento e apresentar propostas no chat. Para não inscritos, a programação será transmitida pelo canal do Senge RJ no YouTube. Com exceção da abertura, no dia 11, marcada para às 18h, os outros sete encontros vão acontecer das 19h às 22h, nos dias 18 e 25 de agosto, 1º, 8, 15, 22 e 29 de setembro.

 

1º CONGRESSO DO FEEA-RJ
FÓRUM ESTADUAL DOS ENGENHEIROS AGRÔNOMOS RJ

Promoção: FEEA/SENGE-RJ
Apoio: SENGE-RJ, Rural Consultoria Júnior, UFRRJ, UENF, CTUR, CLEMAARJ
Tema Central: ALIMENTOS PARA QUEM? AGRONOMIA, SUSTENTABILIDADE E SOBERANIA
Onde: online
Datas e horários: quartas-feiras, das 19h* às 22h
* exceção para abertura, no dia 11/8, das 18h às 22h
Agosto: 11/08 (excepcionalmente começando às 18h), 18/08, e 25/08/2021,
Setembro: 01/09, 08/09, 15/09, 22/09 e 29/09/2021

Clique aqui para fazer a inscrição gratuita

 

Fonte: Senge RJ

Imagem: divulgação FEEA-RJ