Fisenge ganha ação de dano coletivo contra Conab

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em decisão divulgada no dia 24 de julho no acórdão do Tribunal Regional do Trabalho de Minas Gerais (TRT-MG), o juiz definiu ganho de causa acerca de danos morais referentes às práticas antissindicais da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento). Isso porque desde 2016, a Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros) reivindica a participação na mesa de negociação coletiva. “Pleiteamos a entrada na negociação coletiva da empresa a pedido da própria categoria de engenheiros. A Conab negou justificando que estes profissionais já estavam representados pelo majoritário. Mas entramos com ação que garantiu nossa participação por liminar”, explicou o engenheiro, representante da Fisenge na negociação e diretor do Senge-MG, Ricardo Soares. Desde então, a Federação tem sido alvo de retaliações e práticas antissindicais da empresa. As convocações para as reuniões, por exemplo, eram feitas com um dia de antecedência e aconteciam em outro estado, o que praticamente inviabilizava a participação da entidade.

“Eu fui a alguns estados e me reuni com representantes da Conab de todas as bases da Fisenge. Chegamos ao ponto de ir a todas as mesas e apresentar a nossa pauta. No entanto, como não tivemos êxito, fomos para mediação no TST [Tribunal Superior do Trabalho], mas na hora de assinar o acordo, a Conab se negou a aceitar a assinatura da Fisenge diante do TST”, contou Ricardo. A decisão do TRT-MG aponta dano moral coletivo a partir das práticas antissindicais da Conab e prevê o pagamento de R$80.000. A decisão aponta como “interpretado como restrição de participar do processo de negociação coletiva dos interesses coletivos da categoria dos engenheiros.

Os advogados do Senge-MG, autores da ação, pleiteiam que o valor seja destinado à Fisenge, e não ao FAT. “Esta decisão é muito importante diante da atual conjuntura que estamos vivendo com as mudanças do movimento sindical. Considerando que estão em curso propostas de mudanças da representação sindical. Esta ação fortalece a representação da categoria de engenheiros nas negociações”, concluiu Ricardo. Ainda cabe recurso na decisão.