Em dezembro, 1º Encontro Nacional pelos Direitos Humanos à Água e ao Saneamento

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O evento será realizado pelo Ondas, observatório que acompanha as políticas para o setor. Trabalhos acadêmicos podem ser submetidos à análise até o dia 3 de outubro.

 

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro acontecerá o Encontro Nacional de Direitos Humanos à Água e ao Saneamento (ENDHAS) promovido pelo ONDAS – Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento.

📲 ACESSE AQUI O SITE DO ENCONTRO – informações, inscrições, submissão de trabalhos.

O evento acadêmico e popular contará com espaço para diferentes formas de apresentação da pesquisa e extensão universitária e valorização das lutas pelo direito humano à água e ao saneamento. A programação e o desenho geral das atividades do ENDHAS incentivam a participação de movimentos sociais, sindicatos, ONGs, coletivos, cooperativas e demais agremiações e entidades alinhadas com os princípios do evento e suas linhas programáticas. ➡️ Confira aqui a programação.

No plano mais próximo das universidades e institutos de pesquisa, o encontro pretende abrigar relatos, análises, experiências e projetos afeitos ao tema da ampliação ou violação do acesso e do direito ao saneamento; à urbanização de assentamentos precários; ao saneamento rural e suas tecnologias e arranjos sociais; aos modelos de financiamento da política; ao debate das tecnologias inovadoras; ao debate sobre as tecnologias sociais; ao planejamento e às diretrizes governamentais de gestão de águas.

De modo a buscar maior interação entre a academia e a sociedade, movimentos sociais serão convidados a expor suas experiências através de relatos de lutas a favor do saneamento básico como direito humano, integrando as atividades do evento.

Os interessados em apresentar trabalhos acadêmicos deverão primeiramente submetê-los no prazo (até o dia 3 de outubro) e em plataforma específica que disponibiliza o site do evento. Os mesmos serão objeto de avaliação e seleção. 

São previstas ainda oficinas autogestionadas e comunicações livres, de modo a garantir acesso direto dos participantes à interlocução e às pautas das entidades participantes e grupos sociais. Pretende-se criar sinergia entre as diversas reivindicações, lutas e narrativas e arregimentar esforços e entidades em torno da água e do saneamento como Direito Humano no Brasil.

 

Fonte: Senge RJ

Imagem: divulgação ONDAS (Observatório Nacional dos Direitos à Água e ao Saneamento)