CPRM não mostra disposição para avanço das negociações do ACT

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizada em Brasília, no dia 26/10, na sede do Ministério do Trabalho e Emprego, mais uma reunião de negociação para o acordo coletivo dos funcionários da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). É a segunda reunião feita com mediação do MTE após pedido dos trabalhadores.

Na reunião anterior, ocorrida no dia 7, a CPRM havia se comprometido a encaminhar para a Fetramico, que solicitou a mediação em nome dos trabalhadores, documento de contraproposta para as cláusulas ainda em litígio. O prazo acordado, dia 16, não foi cumprido pela empresa. Em ofício encaminhado à Fetramico, os representantes patronais informaram que apresentariam o documento somente na reunião do dia 26, o que causou revolta entre os trabalhadores. O mediador do MTE solicitou, decorrente disto, que quaisquer correspondências entre as partes sejam enviadas também à mediação.

O objetivo desta segunda reunião seria discutir as cláusulas econômicas e não-econômicas ainda não consensuadas, no processo de negociação que já se estende desde abril. “A contraproposta da CPRM para as cláusulas administrativas, que estão no seu âmbito de decisão, não representou avanço algum nas negociações, sem qualquer possibilidade de aceite ou mediação. Por outro lado, a tentativa do Ministério do Trabalho em evoluir a proposta econômica com o DEST e o Ministério do Planejamento ainda não teve retorno. A próxima reunião é nosso prazo final para um avanço de verdade na negociação. A paciência dos trabalhadores está acabando”, afirmou o diretor de negociação coletiva da Fisenge, Ulisses Kaniak.

Por sugestão da mediação, uma nova contraproposta deverá ser enviada à Fetramico, que repassará às demais entidades sindicais, até o dia 5 de novembro, e será alvo de discussão de uma nova reunião de mediação no dia 11, também em Brasília.