Congresso da IndustriALL começa nesta terça (4) no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Evento da federação internacional dos trabalhadores na Indústria reúne 1.300 sindicalistas

Mais de 1.300 sindicalistas de 140 países se reúnem entre os próximos dias 4 e 7, no Rio de Janeiro, no 2º Congresso da IndustriALL Global Union, a federação internacional dos trabalhadores na indústria. Desse total, 150 são metalúrgicos e metalúrgicas da CUT de todo o Brasil. A abertura do evento, no início da noite de terça (4), será feita pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e terá transmissão ao vivo (CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR).

O Congresso debaterá o plano de ação global da entidade, focado na luta contra a precarização do trabalho e na liberdade para a ação sindical e será precedido de encontro do Comitê de Mulheres e de Juventude (na segunda, dia 3) e de conferências regionais: África, América do Norte e América Latina (as três na segunda), Ásia e Europa (na terça, dia 4, antes da abertura). Ao final, os delegados elegerão a nova direção da federação internacional para mandato de quatro anos.

A IndustriALL nasceu em 2012, a partir da fusão de três federações internacionais de trabalhadores: Fitim (que representava os metalúrgicos), o ICEM (de químicos, petroleiros e trabalhadores em energia) e FITTVC (têxteis e vestuário).

A Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) atuou decisivamente para que essa nova entidade mundial dos trabalhadores na indústria fosse criada e passasse a atuar globalmente, particularmente em ações voltadas às multinacionais. E, pela importância do Brasil no cenário mundial, dois metalúrgicos cutistas passaram a integrar a primeira direção da IndustriALL: Fernando Lopes (ex-presidente da CNM/CUT) e João Cayres (secretário geral da CUT/SP e, na época, secretário de Relações Internacionais da CNM/CUT).

Parcerias
De lá para cá, várias parcerias foram feitas entre a CNM/CUT e a IndustriALL, entre elas projeto de formação de jovens lideranças sindicais e programa de formação de mulheres metalúrgicas de Moçambique, além de ações para fortalecer as redes sindicais em multinacionais e o debate de políticas setoriais, como na indústria automobilística e na siderurgia.

No âmbito mundial, a federação internacional também teve papel de destaque na luta por emprego decente, combatendo o trabalho precário, na articulação de Acordos Marco Globais em multinacionais como a Volkswagen e ações para garantir a livre atuação dos sindicatos em vários países.

“Com a globalização da economia, a luta sindical também teve de ser globalizada. Assim, a criação da IndustriALL foi fundamental para que os trabalhadores na indústria se unissem e tivessem respaldo e solidariedade internacional em suas lutas”, avaliou Paulo Cayres, presidente da Confederação.

Por isso, segundo ele, a CNM/CUT se dedicou muito para viabilizar o 2º Congresso da entidade no Brasil. “E a IndustriALL entendeu que o evento no Rio de Janeiro será uma forma do sindicalismo de todos os continentes apoiarem as lutas dos trabalhadores brasileiros contra os ataques que vêm sofrendo dos empresários e do governo golpista”, esclareceu, completando: “Não é à toa que o slogan do Congresso é ‘A Luta Continua’”.