11 de dezembro: homenagem a Rubens Paiva, no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Luta Parlamentar e Conquista de Direitos é o tema do painel com a participação dos advogados Almino Affonso e Waldir Pires. Almino foi deputado federal por quatro mandatos, ministro de João Goulart, exilado político, vice-governador de São Paulo. Waldir Pires foi deputado federal no governo JK, consultor-geral de João Goulart, exilado político, ministro de Tancredo e Sarney e, em 2000, de Lula. Ambos foram companheiros de vida e luta parlamentar do engenheiro e ex-deputado federal Rubens Paiva, preso e assassinado, em1971, pela ditadura militar.

O encontro acontecerá no Dia do Engenheiro, 11 de dezembro, quinta-feira, às 20h, no Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 277 – 17° andar). Antes deste painel, às 17h30min, está programado o lançamento do livro “1964 na visão do Ministro do Trabalho de João Goulart”, de autoria de Almino Affonso, editado pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

No dia seguinte, 12 de dezembro, sexta-feira, com as presenças de Almino Affonso, Waldir Pires, familiares de Rubens e moradores do Conjunto Habitacional que leva o seu nome haverá a INAUGURAÇÃO DE UM BUSTO NA ESTAÇÃO DO METRÔ ENGENHEIRO RUBENS PAIVA (LINHA 2). Construídas pelo BNH, na década de 60, sob a responsabilidade do engenheiro Rubens Paiva, as casas são referências de projetos de engenharia de qualidade e excelência no campo da habitação popular. O nome do bairro, antes conhecido como Presidente Médici, e da estação de metrô, são frutos de árdua luta dos moradores.

Os eventos fazem parte de uma série de homenagens que o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros vêm fazendo a Rubens Paiva. Abertos ao público, contam, ainda, com uma exposição, com curadoria do jornalista Vladimir Sachetta, que traduz em textos e fotos parte da trajetória do homem, político, profissional e empresário Rubens Paiva, orgulho do povo brasileiro.

Dia 11 de dezembro, quinta-feira
17h30min: Lançamento, com a presença do autor, do livro 1964 na visão do Ministro do Trabalho de João Goulart, de Almino Affonso
20h: Almino Affonso e Waldir Pires no painel: Luta Parlamentar e Conquista de Direitos
Local: Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Av. Rio Branco, 277 – 17° andar).

Dia 12 de dezembro, sexta-feira
11h: Inauguração do busto de Rubens Paiva na estação da Linha 2 do Metrô Engenheiro Rubens Paiva – Av. Pastor Martin Luther King Junior S/N-Pavuna