Votação no STF sobre royalties do petróleo põe Estado do RJ em alerta

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Esses valores variam em razão do volume de produção, do preço do barril no mercado internacional e do câmbio, mas está claro que o Estado do Rio, como o maior produtor do país, tem enorme dependência dos royalties. Ou seja, o tema tem interesse estratégico para o Estado do Rio de Janeiro e os municípios fluminenses produtores de petróleo, razão pela qual o governador em exercício, Cláudio Castro, solicitou ao presidente do STF, ministro Luiz Fux, o adiamento da votação.  

A nova lei, aprovada em 2012, encontra-se suspensa desde 2013, por força de uma liminar do STF, onde várias ações questionam sua constitucionalidade.  Caso entre em vigor, a nova lei atinge contratos vigentes, inclusive retroativamente, com perdas estimadas de R$ 57 bilhões até 2025.

Cloviomar explicou que, até 1997, a exploração do petróleo era monopólio da Petrobras e os royalties cobrados eram de 5%.  Com a quebra do monopólio e a instituição do modelo de concessão, no governo FHC, os royalties aumentam para 10% e os estados e municípios produtores de petróleo passaram a recebe uma compensação financeira, a chamada  participação especial, por conta dos fortes impactos sociais e dos riscos ambientais inerentes à atividade petrolífera.

Com a aprovação da lei da Partilha, em 2012, os estados e municípios produtores sofrem perdas enormes. Para se ter uma ideia, de acordo com dados publicados pelo G1, na época de discussão da lei, até 2012, estados e municípios produtores ficavam com 52,5% dos royalties e os municípios afetados com a extração, 8,75%. Aos estados e municípios não produtores cabiam as fatias de 7%  e 1,75%, respectivamente. Em 2020, caso a lei estivesse em vigor, caberia aos estados produtores 20%, aos municípios produtores 4% e, aos municípios afetados, 2%. Já aos estados e municípios não produtores passariam a receber, 27%, segundo as projeções publicadas pelo G1.

O técnico do Dieese explica que, embora os recursos dos royalties sejam instáveis – devido às variáveis internacionais sobre as quais os governos locais não têm controle –, e derivados de recursos finitos, a maioria dos municípios não investe em benefícios estruturais ou no desenvolvimento de vocações regionais autônomas, mais duradouras. Como resultado, a perda dos royalties significa risco alto de colapso fiscal.

Cararine participou, no último dia 11, de apresentação sobre a novas regras para os royalties do petróleo, conduzida ao vivo por Felipe Araújo, diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), nos canais do Facebook e do YouTube do sindicato.

Clique para assistir na íntegra:
https://www.youtube.com/watch?v=KCX7ygXgj2Q

Fonte: Veronica Couto/Senge-RJ