VITÓRIA! Em assembleia, engenheiros aprovam acordo coletivo da CONAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Foi realizada, hoje (9/3), uma assembleia com engenheiros(as) da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Realizada de modo virtual, a reunião contou com a participação dos seguintes estados: Goiás, Espírito Santo, Piauí, Brasília, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Pará e Rondônia. A proposta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) mediada pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST) e as entidades sindicais foi aprovada por unanimidade. O engenheiro e diretor da Fisenge (Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros), Ricardo Soares, lembrou de todo o processo árduo de negociação. “No início, a empresa rejeitou a participação da Fisenge como entidade representativa dos(as) engenheiros(as), mas conquistamos esse direito legal. Depois foram mais de quatro anos resistindo à retirada de direitos e lutando para melhorar as cláusulas do ACT”, destacou.

Em seguida, o engenheiro e representante da Fisenge nas negociações com a Conab, Enos Barbosa de Souza, relatou os principais itens do ACT e enfatizou que, historicamente, a engenharia sempre teve participação forte nas negociações com a empresa. “Um ponto muito importante e que exigirá muito de nós é a questão da saúde. Precisaremos garantir a participação de trabalhadores no processo de construção e decisão do plano de saúde e depois propor alternativas que nos beneficiem num prazo de 90 a 120 dias, de acordo com a proposta do TST”, acrescentou Enos que pontuou a importância dos engenheiros se filiarem aos seus sindicatos.

Dentre as conquistas do ACT houve reposição da inflação em 80% a partir do IPCA, a manutenção do Serviço de Assistência à Saúde (SAS) e o comprometimento da CONAB em contemplar os aposentados; o retorno do auxílio funeral com o valor de R$6.984,91; mudanças no intervalo intrajornada e a liberação de diretores da associação. Segundo o engenheiro Ricardo Soares, esta foi uma vitória coletiva das entidades e dos profissionais. “Depois de longos anos, apesar da irredutibilidade da Conab, conquistamos a reposição salarial da inflação e a manutenção de diversas cláusulas sociais. A partir de agora, teremos um próximo passo que é a luta pelo Plano de Cargos e Salários e precisaremos de toda a categoria”, disse.  

A advogada e assessora jurídica da Fisenge, Daniele Gabrich, destacou a unidade dos trabalhadores no processo de negociação coletiva e também o ganho em relação à saúde.

Ao final, Ricardo propôs a reativação do grupo nacional de WhatsAPP dos profissionais de engenharia da Conab.