Via campesina faz ato no Consulado da Suíça no Rio de Janeiro

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nesta sexta-feira, 07 de março, as Mulheres da Via Campesina estarão realizando um ato contra a transnacional Syngenta Seeds, no Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. O Ato está marcado para as 10h30min da manhã. 

A mobilização faz parte da Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina, em comemoração ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher . Com o tema ”Mulheres Camponesas pela vida e contra o Agronegócio e asTransnacionais”, agricultoras de todo o Brasil estão se mobilizando e reafirmando seu papel como protagonistas na luta contra todo o tipo de exploração e opressão. 

A transnacional Syngenta Seeds vem praticando crimes ambientais e de violência à vida. Em outubro de 2006 foi assassinado o militante do MST, Valmir Mota, pela empresa NS Segurança, contratada pela transnacional, durante a ocupação de uma área da empresa. Ainda, a Syngenta Seeds tem desenvolvido experimentos transgênicos em Zonas de Amortecimento no Paraná. 

As mulheres farão um dos seus protestos no consulado da Suíça, país sede desta empresa transnacional. A proposta é entregar uma carta ao Cônsul, exigindo do Governo Suíço que tome atitudes em relação a esta empresa, sendo responsabilizada pelo ato de violência, crimes ambientais e o apoio na desapropriação da terra onde houve o conflito. 

Por todo o país, as mulheres da Via Campesina seguem realizando ações durante a Jornada de Lutas para mostrar à sociedade a existência de um projeto alternativo de agricultura, baseado na produção familiar para omercado interno, que respeite a biodiversidade. 

Ato dia 07/03 ás 10:30min, em frente ao Consulado da Suíça:Rua Candido Mendes, 157, Glória. 

 

Contato para a imprensa: 

Nívia – (21) 9738.6565Bia – (21) 9935.3588Mariana – (21) 9736.3678