57º Congresso da UNE elegeu nova diretoria da entidade, aprovou resoluções, ampliou a campanha pela educação e anunciou o novo ”Tsunami” para o próximo dia 13 de agosto em todo o país
Terminou, no dia 14/7, em Brasília o 57º Congresso da União Nacional dos Estudantes (UNE). O estudante de Economia da Universidade de São Paulo (USP), Iago Montalvão, natural de Goiânia (GO), foi eleito presidente da entidade durante a Plenária Final do encontro, realizada no Ginásio Nilson Nelson.
Candidato da chapa 6 “Tsunami da Educação”, Iago obteve 4053 votos (70,92%) e assumirá a presidência da UNE pelos próximos dois anos.
Seis chapas foram inscritas. Em segundo lugar veio a chapa 5 “Oposição unificada para derrotar o governo Bolsonaro” com 1228 dos votos (21,49%). Em terceiro a chapa 4 “Socialistas” com 234 votos (4,09%). Em quarto lugar ficou a chapa 1 UNE para tempos de guerra, com 200 votos (3,5%). As chapas 2 ”São eles ou nós: que os capitalistas paguem pela crise” e 3 Juventude que batalha retiraram suas candidaturas. Brancos e nulos somaram 12 votos. O total de votos válidos foi de 5715.
Este foi um Conune com número recorde de delegados inscritos. Ao todo foram 8013 estudantes. O novo presidente reforçou a unidade entre as forças populares e do movimento estudantil para ocupar as ruas e derrotar os desmandos do governo Bolsonaro. “Apesar das nossas diferenças é essa pluralidade que faz a UNE estar gigante. Saindo desse ginásio precisamos estar unificados nas ruas para derrotar Bolsonaro. Só a luta e os estudantes mobilizados conseguirão derrotar este governo. É tarefa de cada um de nós passar em muita sala de aula porque quando a gente se une, a gente derrota aqueles que são os inimigos do povo”, falou.
Iago estará à frente da UNE em um momento de muitas lutas. A primeira delas já tem data marcada: 13 de agosto, dia aprovado durante a plenária final para ser o novo Tsunami da Educação contra os cortes e por mais bolsas, pesquisa e investimento.
Foto: Matheus Alves/Cuca da UNE
Fonte: UNE