Um novo modelo para o transporte público estará em debate nesta quinta (8), às 18h

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Palestra com os professores João Aragão, da UnB, e Rômulo Orrico, da Coppe/UFRJ, abre um ciclo de encontros com vários representantes da sociedade. Será transmitida pela página do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro no Facebook.

O Ciclo de Debates sobre Financiamento do Transporte Público Urbano realiza nesta quinta (8), às 18h, sua primeira palestra, sobre “O que propõe a academia”, com os  professores João Aragão, da Universidade de Brasília, doutor em Transportes pela Universidade de Dortmund (Alemanha), e Rômulo Orrico, do Programa de Transporte da Coppe/UFRJ. A iniciativa é do Fórum de Mobilidade Urbana do Rio de Janeiro, com apoio do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), da FAM-Rio, do Seaerj, da Adut-RJ e do Clube de Engenharia. Os debates serão abertos, transmitidos na página  @ForumMobilidadeRJ, no Facebook.  

A cada 15 dias, sempre na quinta-feira, às 18h,  especialistas e representantes da sociedade organizada ligados ao setor dos transportes públicos urbanos serão chamados a aprofundar o debate e a propor formas de oferecer um serviço de qualidade, e com custo acessível à população de menor poder aquisitivo. 

Além de estudiosos da academia, participarão do ciclo convidados do Poder Legislativo, por meio das Comissões de Transporte das Câmaras federal e municipal e da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj); do Poder Executivo, na figura de secretários de Transporte das duas instâncias; representações de usuários; e formuladores de políticas públicas, que vão apresentar experiências internacionais da América Latina e da Europa. Também será detalhado o caso de Maricá (RJ), onde um orçamento municipal permitiu dar gratuidade ao transporte coletivo.  

“O modelo atualmente dominante no Rio tem se mostrado muito falho, todo centrado e sustentado pelo usuário, por meio da arrecadação tarifária”, diz Antonio Carlos Soares, integrante do Fórum de Mobilidade Urbana RJ. “O resultado é uma passagem cara uma passagem cara e vários problemas no sistema que afetam, inclusive, a capacidade de investimento das empresas.” Ele lembra a situação de Friburgo (RJ), onde a concessionária de transporte encerrou o contrato em 2018 e agora anuncia que pretende deixar de operar o serviço.  

O objetivo do ciclo é construir formas novas de abordar o sistema de transporte urbano, buscando um modelo de referência para a cidade do Rio, para o estado e até para outros lugares do país ou para políticas de alcance nacional.  
 

> Ciclo de Debates sobre Financiamento do Transporte Público Urbano

  • quando: dia 8 de abril (quinta-feira), às 18h
  • onde: @ForumMobilidadeRJ no Facebook
  • programação: “O que propõe a academia”, com os  professores João Aragão, da UnB, doutor em Transportes pela Universidade de Dortmund (Alemanha), e Rômulo Orrico, do Programa de Transporte da Coppe/UFRJ. 

Fonte: Senge RJ
Imagem: Divulgação