Ulisses Kaniak toma posse no Conselho Fiscal da Fundação Copel

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Kaniak foi eleito representante do quadro dos ativos vinculados à Fundação, com 37,1% dos votos obtidos nas eleições do início deste mês.

O diretor do Senge e da Fisenge, Ulisses Kaniak , tomou posse nesta quinta-feira, 14, no Conselho Fiscal (para o período 2015-2019) da Fundação Copel. Kaniak foi eleito representante do quadro dos ativos, autopatrocinados e vinculados à Fundação, com 936 votos (37,1% do total) obtidos nas eleições do início deste mês, tendo na suplência Marcelo Perdoncini, que teve 20,9% dos votos. Ao todo, foram registrados no pleito 3495 votos válidos, entre ativos, autopatrocinados, vinculados e assistidos. Como representante dos assistidos foi eleito Marcos Brenny, com 41,2% dos votos, tendo o suplente Hélio José Pizzatto com 21,9% dos votos.

O novo conselheiro, Ulisses Kaniak, ressaltou a importância do trabalho do Conselho (COF) no papel de fiscalizador das ações da entidade, e Marcos Brenny agradeceu a oportunidade de poder realizar a tarefa de conselheiro e diz que pretende trabalhar em sinergia com a Fundação e o Conselho Deliberativo.

“Ter vencido esta eleição é uma satisfação muito grande por saber da confiança depositada por tantos colegas em nosso trabalho de representação. Mas também traz uma enorme responsabilidade. O Conselho Fiscal é a instância de controle de um Fundo de Pensão e tem a incumbência de analisar minuciosamente todas as contas da entidade. Devido à legislação, o COF é o órgão onde os participantes têm mais voz ativa, haja vista que a presidência dele é assumida por um de seus representantes – e por conseguinte o Voto de Minerva em alguma questão mais polêmica”, destaca Ulisses Kaniak.

Segundo ele, com Marcos Brenny representando os aposentados o trabalho será feito em sintonia, com rigor na fiscalização e com autonomia. “Vimos um ótimo trabalho de nossos antecessores, Rosilene Schreiber e José Mauro Domingues, aos quais agradecemos. Espero que possamos aprimorar mais ainda a gestão, ampliando a comunicação com os participantes e contribuindo para a garantia de um futuro mais tranquilo para todos.”

A cerimônia de posse foi realizada na sede da Copel com a participação do presidente da Fundação Copel, Lindolfo Zimmer, do diretor Financeiro José Carlos Lakoski, do diretor presidente da Copel Luiz Leone Fernando Vianna, e do diretor de Gestão Empresarial Marcos Domakoski.

Na oportunidade, segundo notícia publicada no portal da Fundação Copel , Zimmer afirmou que os eleitos irão agregar muito à Fundação. “O trabalho do Conselho é fundamental para que possamos encontrar soluções sobre os desafios tanto na previdência quanto na saúde”. Já o presidente da Copel aproveitou para destacar o papel do COF em tempos adversos na economia. “A Fundação merece atenção neste momento e o Conselho agrega experiência em um momento desafiador da economia”.

O Conselho Fiscal é responsável pelo controle interno da Fundação Copel. Assim, é este órgão que analisa o desempenho econômico-financeiro da Fundação; analisa os Balancetes Mensais e o Balanço Anual; fiscaliza os atos da diretoria e se o fundo está cumprindo a legislação; acompanha e avalia as auditorias na Fundação, entre outras tarefas.

 Fonte: Senge-PR