Trabalho dobrado: onde as mulheres têm jornadas mais longas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

As mulheres são maioria da população, nas escolas e até no ensino superior. No entanto, quando se tratra de trabalho permanecem em desvantagem em relação aos homens. Isso porque, não só ganham menos em seus empregos, como têm que dedicar mais horas de sua semana para os afazeres domésticos. Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados nesta quarta-feira pelo IBGE, 88% das mulheres de mais de 16 anos que têm emprego realizam serviços da casa. Já entre os homens, 5 em cada 10 não faz nada.

Com isso, somando a jornada no mercado de trabalho e a realização dos afazeres domésticos, a jornada feminina semanal é de 56,4 horas, superior em quase 5 horas à masculina. Entre os estados brasileiros, as mulheres de Alagoas são as que têm a jornada doméstica mais longa. São 25,2 horas por semana – enquanto os homens dedicam apenas 11,9 horas.

Já o Distrito Federal é o estado onde as mulheres dedicam menos horas por semana para o trabalho de casa (17 horas/semana). No entanto, é no Amapá que há mais igualdade na divisão de horas entre homens e mulheres – embora, mesmo por lá, as mulheres trabalhem 8 horas a mais que os homens nos afazeres domésticos. 

Veja AQUI quantas horas por semana as mulheres e os homens de cada estado dedicam aos serviços domésticos.