Trabalhadores vão às ruas contra as reformas previdenciária e trabalhista em Curitiba

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em Curitiba, mobilização reúne mais de 30 mil manifestantes em passeata que partiu da praça Santos Andrade em direção ao Centro Cívico. O Senge-PR está presente na defesa dos direitos dos trabalhadores. Confira as fotos!

Mais de 30 mil trabalhadores ocupam as ruas de Curitiba nesta quarta-feira (15) em protesto contra a Reforma da Previdência (PEC 287) e a Reforma Trabalhista (PL 6.788/16), medidas do governo federal em trâmite no Congresso que afetam milhares de brasileiros. Presente na manifestação, o Senge-PR defende os direitos dos profissionais e é contra ações que prejudiquem a aposentadoria e as garantias trabalhistas.

“Mulheres, trabalhadores do campo, engenheiros que teriam direito a aposentadoria especial e vários outros profissionais que contribuem todos os meses, por anos, para a previdência serão prejudicados com reformas que propõem um retrocesso aos direitos dos trabalhadores. O Senge jamais será omisso diante de ações como essas. É contra tais medidas que ocupamos as ruas e dizemos ‘Não!’ às reformas do governo federal que derrubam direitos históricos conquistados com a luta do povo”, defende o presidente do Senge-PR, Carlos Roberto Bittencourt.

A manifestação integra o Dia Nacional de Paralisação Contra a Reforma da Previdência, formado por uma atos realizados em todo o país. Em Curitiba, ao menos oito categorias profissionais, dentre professores da rede estadual e municipal de ensino, bancários e motoristas do transporte coletivo, deflagraram greve de um dia para participar da manifestação. No Paraná, a manifestação ocorre também em várias cidades, como Ponta Grossa, Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.

Conforme já noticiado pelo Senge-PR na atual edição do Jornal do Engenheiro e em outros textos no site e redes sociais, entre os problemas da reforma previdenciária está a proposta de extinção da aposentadoria por tempo de trabalho. Se aprovada, a PEC elevaria a idade mínima da previdência para 65 anos, para homens e mulheres.

Para aos engenheiros, as propostas de mudança na aposentadoria especial podem trazer ainda mais impactos. Ao exercem atividades de risco, os engenheiros têm direito a receber o benefício quando completam 25 anos de trabalho. Porém, enquanto a lei atual afirma a necessidade de comprovação do “efetivo risco à saúde e à integridade física”, a PEC 287 cobra o “efetivo dano” à saúde. Dessa maneira, especialista avaliam que a aposentadoria especial seria banida, e no lugar ficaria um benefício por incapacidade, uma vez que será necessário provar o dano já adquirido.

O Senge-PR está presente na manifestação, representado pelo presidente, Carlos Roberto Bittencourt, pelo vice-presidente Valter Fanini, pelo diretor financeiro Leandro Grassmann, e pelos diretores Cícero Martins Júnior e Márcio Silva. Também participam do ato em Curitiba representantes do Senge Jovem.

 

O Senge-PR está presente na manifestação, representado pelo presidente, Carlos Roberto Bittencourt, pelo vice-presidente Valter Fanini, pelo diretor financeiro Leandro Grassmann, e pelos diretores Cícero Martins Júnior e Márcio Silva.

 

Mulheres em protesto! Uma dos impactos da reforma da previdência afetará diretamente as mulheres, com o aumento do tempo contribuição.

Manifestação reúne mais de30 mil trabalhadores em passeata. Os atos continuam ainda nesta quarta-feira (15) no Centro Cívico. A expectativa é de que mais de 50 mil pessoas participem da manifestação ao longo do dia na capital.