Trabalhadores esperam que a Eletrobras negocie o ACT para valer no dia 25/5

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Os trabalhadores do Sistema Eletrobras que acompanham ao longo dos anos o processo de negociação do ACT sabem da seriedade do CNE, não é por acaso que o coletivo tem uma forte representatividade junto as suas bases. O entendimento sempre foi de negociar até o extremo, até mesmo nas conjunturas mais difíceis, como a que vivemos neste momento no país. O mesmo senso de responsabilidade a Direção da Eletrobras parece desconhecer, pois mais uma vez não cumpriu o que estava Acordado, ou seja, não entregou a Contraproposta do ACT 2016/2017 no dia 06 de maio, nem no dia 07, 08, 09, 10, 11,12… e pelo visto não está com disposição cumprir o compromisso assumido, já que não existe nem mesmo uma previsão de entrega da mesma. O que está previsto segundo o Diretor de Administração, Alexandre Aniz, é a realização da segunda Rodada de negociação no dia 25 de Maio, coincidentemente uma véspera de feriado.

A alegação da Eletrobras é que precisava de tempo para estudar e ter autorização para entregar uma contraproposta. A pergunta que fica é: aguardar o sinal verde de quem? Já que até hoje não foram ao DEST, o que parece é que estavam aguardando as diretrizes do “Novo Governo”, e isso para nós é “TEMERário”.

O CNE já alertou na última reunião que os Trabalhadores não vão se intimidar, e nem aceitar qualquer coisa, como por exemplo, retirada de benefícios, ou reajuste salarial diferenciado, parcelado ou menor que a inflação.

PLR 2015
Para a lentidão na discussão do ACT a desculpa da Eletrobras é o cenário politico, que precisa de autorização e outras coisas mais. Mas para a PLR não existe esta necessidade, haja vista que a mesma é fruto de uma decisão do TST, ou seja, não precisa pedir nada ao DEST. O CNE quer negociar já!

Portanto, se faz necessário que a Direção da Eletrobras assuma de fato que é gestora da holding, que faça jus ao cargo que ocupa e tome as decisões cabíveis.
A hora é de decisão, os trabalhadores se empenharam ao máximo e fi zeram a sua parte dentro das suas possibilidades, está mais do que no momento do Sistema Eletrobras fazer a sua.

O CNE espera que no dia 25 de maio se negocie de fato o ACT e a PLR, sem desculpas, encenações ou o jogo de empurra. Os trabalhadores merecem respeito!

Fonte: Coletivo Nacional dos Eletricitários