Tire suas dúvidas sobre a desaposentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O presidente do Sindicato dos Engenheiros de Volta Redonda (Senge-VR), João Thomaz, fala sobre a desaposentação e as principais dúvidas sobre o tema. Assista ao vídeo.

Entenda a desaposentação
Na quarta-feira (30), o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou a Medida Provisória 676/15, que permite, até 2018, a aposentadoria no Regime Geral da Previdência Social pela regra alternativa conhecida como 85/95. A matéria precisa ser votada ainda pelo Senado.

Por 174 votos a 166, o Plenário aprovou emenda do deputado Rubens Bueno (PPS-PR) que introduziu na lei o dispositivo da “desaposentação”, pelo qual é feito um recálculo da aposentadoria após a pessoa ter continuado a trabalhar depois de se aposentar. Segundo a emenda, a desaposentação poderá ocorrer depois de o aposentado contribuir por mais 60 meses com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em seu outro emprego. Após esse prazo, ele poderá pedir o recálculo da aposentadoria levando em consideração as contribuições que continuou a fazer, permitindo aumentar o valor do benefício.

*Informações da Agência Câmara Notícias