Time de engenheiras estará na 6ª Copa Senge RJ de Futebol Society

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Neste sábado (9), o evento que vai decidir o campeão da 6ª Copa Senge RJ de Futebol Society será aberto por um amistoso disputado por duas equipes femininas, mulheres que insistem em desafiar hegemonias masculinas: no futebol e na própria engenharia.
 
Segundo Virgínia Brandão, diretora do Departamento Jurídico do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge RJ), este é o quarto ano com a presença do time feminino organizado pelo sindicato. E a intenção é ampliar o quadro de atletas para que, na Copa Senge RJ de Futebol Society do ano que vem, possa haver também disputa por troféu, e não só amistoso.
 
“Estamos intensificando a divulgação e as chamadas para engenheiras ou outras profissionais que queiram participar”, diz a dirigente. Os treinos são realizados uma vez por semana, nas quartas ou quintas-feiras, das 19h às 21h, combinados em um grupo de WhatsApp, em quadra localizada em Botafogo. Atualmente, o projeto conta com 30 jogadoras. Uma ex-integrante do time se mudou recentemente para o Espírito Santo, mas já está mobilizando uma equipe no sindicato de engenheiros capixaba e promete trazê-la para jogar com o Senge RJ, conta Virgínia (à esq.). 
 
As dificuldades para as mulheres participarem envolvem, principalmente, as responsabilidades com a família, especialmente com os filhos, cuja carga ainda é predominantemente feminina. As mulheres ainda representam 10% a 15% do mercado de trabalho na engenharia, diz Virgínia (à dir.), que também é diretora e integrante do Coletivo de Mulheres da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge), e tem presença ativa no movimento feminista.  
 
Os treinos de futebol, além do prazer lúdico, fortalecem o espírito de sororidade no grupo, gerando laços de amizade entre as integrantes, que se reúnem também para assistir jogos do Brasileirão e demais campeonatos oficiais. 
As interessadas em participarem dos treinos podem enviar e-mail para virginia@sengerj2.org.br, ou mensagem privada no perfil do Senge RJ no Facebook.
 
A decisão da 6ª Copa Senge RJ de Futebol Society acontece neste sábado (9), a partir das 10h45, na Associação Atlética Light (AA Light), na rua Barão do Bom Retiro, 2002, no Grajaú. Vão se enfrentar o Toca Raul, primeiro campeão da competição, em 2014, e o Bonsucesso, vencedor da Copa Senge RJ do ano passado. As entradas são gratuitas. Para assistir, é só chegar.
 
Fonte: Senge-RJ
Foto: Arquivo pessoal