Terceira mulher na história do STF, Rosa Weber assume posto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Rosa Maria Weber Candiota da Rosa assumiu, na manhã desta segunda (19), como nova ministra do Supremo Tribunal Federal (STF). A solenidade foi breve e ocorreu minutos antes do discurso de encerramento do ano Judiciário pelo presidente da Corte, Cezar Peluso.

Ela é a terceira mulher a ocupar uma cadeira no Supremo, assumindo a vaga da ministra Ellen Gracie, justamente a primeira mulher a ter ocupado o cargo a partir de 2000.

A nomeação da ministra foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União na quinta-feira (15). Na semana passada, seu nome foi aprovado pelo Senado, conforme prevê a legislação brasileira. Com isso, a mais alta Corte do país volta a estar completa, com 11 ministros aptos a participar das sessões plenárias.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional. Depois, Rosa Weber foi levada ao plenário por dois ministros, Celso de Mello, o mais antigo no posto, e Luiz Fux, o mais recentemente empossado. A nova ministra prestou juramento.

Assistiram à posse os presidentes do Senado, José Sarney (PMDB-AP), e da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), além do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Presidentes de tribunais superiores e ministros aposentados também compareceram.

Passados 11 anos da chegada de Ellen Gracie (que se aposentou em agosto), Rosa Weber terá a companhia de apenas mais uma mulher, a ministra Cármen Lúcia.

Nascida em Porto Alegre, a nova ministra exercia o cargo de ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) desde 2006. Além dela, Marco Aurélio Mello também tem formação na Justiça trabalhista.

Fonte: Rede Brasil Atual