O fortalecimento de canais no YouTube, de blogs e sites independentes trouxe, de certa forma, um bom contraponto às notícias veiculadas pela grande mídia, sempre conservadora politicamente, com poucos momentos de exceção.
Mas, qual o real impacto desses meios na disputa por uma comunicação democrática, inclusiva e emancipadora? Quais os maiores desafios para a sobrevivência dessa comunicação, incluindo a sustentabilidade financeira? A circulação de informação de qualidade, o exercício de um jornalismo que atenda o interesse público e não privado ou particular podem ser garantidos por essa mídia? E a regulação das plataformas digitais pode evitar a circulação de fake News?
Para responder às perguntas, dois craques em comunicação popular e democrática, Gustavo Conde e Tarcísio Secoli – Grupo Prerrogativas e TVT – são os convidados dessa quinta-feira no Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.
Debatedores:
Gustavo Conde – Mestre em linguística pela Unicamp. Comunicador e jornalista, fundou o Canal do Conde, espaço em que apresenta lives e entrevistas voltadas à cena política e cultural do país. É coordenador de mídias sociais do Grupo Prerrogativas.
Tarcísio Secoli – Economista de formação e ex-secretário municipal em São Bernardo do Campo. Foi diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC por 18 anos e coordenador da primeira comissão de fábrica da Mercedes Benz em SBCampo. É gestor na TVT que conquista cada dia mais o público na internet, por meio das redes sociais e do canal no YouTube.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.
Jorge Folena – Cientista político e advogado. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.
Fonte: SOS Brasil Soberano