Soberania em Debate tratará da regulação das plataformas digitais, com o deputado Orlando Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

As Fake News seguem soltas pelas redes causando, muitas vezes, estragos sérios na vida das pessoas e na política. A regulação das plataformas digitais é um desejo urgente de boa parte da sociedade. Mas, como serve aos propósitos do fascismo, encontra resistência onde se poderia começar a agilizar a sua implementação. Caso da Câmara dos Deputados, onde seu presidente, Arthur Lira (PP-AL), recusou a proposta que trata do assunto, PL 2630/20, na forma apresentada pelo relator, o deputado Orlando Silva (PCdoB-SP). Lira disse, no início de abril, que um grupo de trabalho seria constituído para redigir um novo texto. Até agora o grupo sequer foi criado.

Segundo Orlando Silva, há no Parlamento uma visão muito cristalizada “anti-regulação”, e a maior divergência se dá em torno da entidade supervisora para as plataformas. “Se o tema não vai à pauta, é porque existe uma maioria política na Câmara que compreende que não é adequado desenvolver esse tipo de abordagem”, disse. “Isso nos leva a um lugar de paralisia por parte de quem tem a obrigação de agir”, completou. (Fonte: Agência Câmara de Notícias)

O relator do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News, é o convidado desta semana no Soberania em Debate. Não percam!

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.

Debatedor:

Orlando Silva de Jesus Júnior é Deputado Federal pelo PCdoB desde 2014. Foi ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma Rousseff. Na Câmara dos Deputados, foi vice-líder da Presidenta Dilma Rousseff entre os anos de 2015 e 2016. Foi presidente da Comissão de Trabalho, Administração e Serviços Públicos em 2017, e líder da bancada do PCdoB em 2018. É autor das leis que definem Luís Gama como Patrono da Abolição da Escravatura, e o inscrevem no panteão dos heróis nacionais. Foi relator da Lei de Migrações, da Lei Geral de Proteção de Dados e, agora, do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista

Jorge Folena – Advogado

Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919

Arte e gestão de redes – Ana Terra

Produtor audiovisual – Felipe Varanda

Fonte: Senge-RIO