Soberania em debate: Símbolos nacionais – que história queremos contar?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Símbolos nacionais: que história queremos contar

 Sexta-feira, 30 de julho, às 17H

O incêndio que atingiu a estátua de Borba Gato, na Zona Sul de São Paulo, no sábado passado (24) traz à tona a questão das homenagens bastante questionáveis a determinadas figuras da história do Brasil. O monumento é relacionado ao papel, (desprezível), do bandeirante Borba Gato na caça e escravidão de índios e negros.

Da mesma forma arbitrária muitos militares deram nome a ruas ou viraram estátuas espalhadas por todo o país. Alguns certamente da mesma linha dos que hoje se atolam em esquemas de corrupção. Por outro lado, monumentos como o Eldorado Memória, de Oscar Niemeyer, erguido para homenagear os 19 sem terra mortos durante o Massacre de Eldorado dos Carajás, foi destruído duas semanas após asua inauguração e jamais reerguido.

Para falar sobre a “insurgência” ocorrida na capital paulista, suas possíveis consequências, a postura militar e suas lamentáveis interferências nos dias atuais, o historiador Lincoln Penna é o convidado desta sexta no Soberania em Debate.

A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano. E estará aberta a perguntas pelo chat.

Movimento SOS Brasil Soberano, iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro – Senge/RJ – mantém sua agenda via recursos on-line, em respeito à gravidade da pandemia.

Debatedor:

Lincoln de Abreu Penna – Graduado em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro/UERJ, mestrado em Maîtrise Histoire – Université  de Toulouse Le Mirail, e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo/USP. Autor de vários livros, como República e Insurgências, ocupa-se de consultoria política e estudos estratégicos para instituições.

Entrevistadores:

Beth Costa – Jornalista da área de televisão, começou a carreira na TV Cultura de São Paulo. No Rio, trabalhou na TV Band, SBT, Manchete e TV Globo. Com vasta experiência sindical, foi a primeira mulher presidente do Sindicato dos Jornalistas do Município do Rio e da FENAJ. Coordenadora do Movimento SOS Brasil Soberano.

Jorge Folena – Advogado e cientista político. Doutor em Ciência Política, com pós-doutorado; mestre em Direito. Diretor do Instituto dos Advogados Brasileiros/IAB. Coordenador do Movimento SOS Brasil Soberano.

 

Fonte: Senge RJ | SOS Brasil Soberano
Imagem: divulgação Senge RJ | SOS Brasil Soberano