Como as disputas que se deram no segundo turno já apontavam, um Brasil conservador, mais alinhado à direita, se confirmou neste último domingo. Computadas as duas etapas das eleições municipais, um novo cenário desafia os experts em política, historiadores e cientistas sociais.
O Nordeste, fundamental na eleição de Lula, não permitiu a vitória da esquerda na maioria das suas capitais. Dos 26 gestores eleitos, 15 são de centro, 9 de direita e apenas 2 de esquerda. Também no sul, Porto Alegre e São Paulo, assustadoramente, ratificaram os governos irresponsáveis e comprometidos com a catástrofe das enchentes vivida pelos gaúchos e os apagões paulistanos. Na capital paulista, a soma de abstenções, nulos e brancos ultrapassou o primeiro colocado.
Para analisar o resultado advindo das urnas, as contradições e a indiferença demonstrada por boa parte da população e, ainda, as possíveis consequências desse novo desenho no mapa do país, o professor de jornalismo Celso Augusto Schröder é o convidado da semana no Soberania em Debate.
A transmissão do evento será feita pelo canal do SOS Brasil Soberano no Youtube: www.youtube.com/sosbrasilsoberano.
Debatedor:
Celso Augusto Schröder – Ex-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul e da FENAJ. Ex-vice-Presidente da FIJ e atual Secretário da Fepal. É professor de jornalismo e editor do jornal de humor Grifo.
Entrevistadores:
Beth Costa – Jornalista
Jorge Folena – Advogado
Assessoria de Imprensa – Lidia Pena (21) 98899-9919
Arte e gestão de redes – Ana Terra
Redação – Rodrigo Mariano
Produtor audiovisual – Felipe Varanda
Fonte/Foto: Senge-RJ