Sindicatos precisam superar corporativismo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Seminário do Dieese debate alternativas na atual conjuntura

 

Representantes de mais de 20 sindicatos e federações lotaram o auditório do Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, no último dia 28 de novembro, para assistir o seminário “Desafios do movimento sindical frente à nova conjuntura nacional”, organizado pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

 

O professor José Ricardo Ramalho, do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, fez uma análise das mudanças ocorridas no mundo do trabalho com a reestruturação do capitalismo, que passam pelo desemprego em massa, terceirização dos serviços e precarização dos vínculos empregatícios. Para superar essas dificuldades, o desafio do sindicalismo é romper com o corporativismo e ampliar seu campo de atuação, afirmou o professor. Exemplos de ações nesse sentido seriam as lutas por melhorias nos locais de moradia, por saúde, segurança, educação, além da representação dos trabalhadores desempregados.

 

Os representantes da CUT, Adeilson Teles, e da nova Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB), Carlos Alberto de Oliveira, também apontaram saídas para a atual crise. Os sindicalistas sugeriram o fortalecimento das negociações coletivas, a legalização dos trabalhadores informais, a participação na definição de políticas públicas e a atuação unitária das centrais sindicais.

 

Após o debate, foi realizado o lançamento do Anuário dos Trabalhadores 2007 e uma assembléia para definir a nova diretoria do Dieese. O diretor do Senge-RJ Clovis Nascimento foi eleito Coordenador Regional da entidade.