Sindicatos do Paraná e Minas trocam experiências para ampliar ações do Senge Jovem

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O diretor do Senge Jovem Paraná, Cícero Martins Junior, participou na última semana de um encontro em Sete Lagoas, Minas Gerais, voltado à ampliação das atividades do Sindicato junto às universidades.O evento, nos dias 15 e 16 de junho, contou com a presença do presidente do Senge Minas, Raul Otávio da Silva Pereira, do diretor de imprensa daquele Sindicato e coordenador do projeto Senge Presente, Tércio de Sales Morais e da coordenadora do Senge Jovem Minas, Carla Gonçalves.
No encontro, o representante do Senge Jovem Paraná apresentou os fundamentos do projeto implantado neste ano, os principais desafios e ações empreendidas até agora. Os diretores do Senge Minas reafirmaram a disposição de contribuir para o sucesso do projeto no Paraná, com a troca de experiências acumuladas em dois anos de trabalho realizados no estado mineiro. “A intenção é a de realizarmos atividades conjuntas e o propósito de buscar suporte, através da Fisenge, para fomentar a organização dos sindicatos de engenheiros nos demais estados para estreitar a relação com os estudantes, futuros sócios, engenheiros em formação”, disse Cícero Martins Junior.

No evento de Sete Lagoas, foi feito um balanço das atividades do Senge Jovem e tratados dos desafios de cada regional. Também foi realizada uma oficina promovida pela ONG “Imagina na Copa” (www.imaginanacopa.com.br). Foram abordadas questões como a transformação do CEFET-MG em Universidade Tecnológica; qualidade e estruturação das universidades para as atividades de ensino, pesquisa e extensão; elaboração de regimento para apoio a projetos e iniciativas dos estudantes; participação política dos engenheiros.

Uma das avaliações foi a de que a iniciativa do Senge-PR de implantar seu projeto de relação com os estudantes confirma o êxito do Senge Jovem MG como referência aos demais sindicatos da categoria no Brasil. Atualmente, em Minas Gerais há perto de 3 mil sócios-aspirantes. Para a próxima gestão do Senge, cuja eleição deverá ocorrer no mês de julho/13, há o indicativo de incluir 10% de diretores oriundos do projeto Senge Jovem.