Sindicatos de engenheiros iniciam encontros regionais rumo ao Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Com a aproximação do 13° Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge), que será realizado entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro, no Rio de Janeiro, os sindicatos de engenheiros, filiados à Federação Interestadual de Sindicatos de engenheiros (FISENGE), realizarão ao longo dos meses de junho e julho encontros preparatórios.

Os sindicatos debaterão os temas: “A reconstrução do Brasil” e “Organização sindical”, cujos subtemas são: “Uma política econômica e social para a reconstrução do Brasil e a superação de desigualdades”; “Políticas públicas estratégicas: cidade, soberania ambiental e alimentar”; “Uma nova política sindical”; e “A engenharia brasileira e suas relações institucionais”. Desse debate, propostas serão elaboradas e deliberadas no Consenge. 

 
O tema central do evento nacional é “Reconstruir o Brasil com soberania popular, engenharia e o movimento sindical” e conta com patrocínio da Mútua. O Congresso busca estreitar os laços com os movimentos sociais, o sindicalismo brasileiro, o Poder Público, as organizações de engenharia e as entidades nacionais e internacionais, e definir um plano de lutas centrado na afirmação de direitos e da soberania nacional e na defesa dos(das) engenheiros(as), bem como reafirmar a consolidação da Fisenge e ampliar sua base de atuação. Estima-se um público de cerca de 100 pessoas para o Congresso, que terá formato híbrido (presencial e virtual) com transmissão ao vivo.

O debate do 13º Consenge e dos encontros estaduais é guiado por teses escritas por autores e intelectuais convidados. Para este ano, os(as) autores(as) são: o economista Ladislau Dowbor; a Secretária Municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro, arquiteta Tainá de Paula; o sociólogo e ex-diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz; o ex-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Marcos Túlio; o dirigente nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), Gilmar Mauro.

Durante a programação do Consenge, será realizada a solenidade de comemoração dos 30 anos da Fisenge, que também contará com ações de memória institucional por meio de vídeo, revista e podcast. São três décadas de atuação da Fisenge em defesa da engenharia nacional, por meio de articulações no Congresso Nacional, de campanhas de valorização profissional e de uma atuação firme nas negociações coletivas e nas ações em defesa da democracia.

Acompanhe as datas dos encontros estaduais, em ordem cronológica:

Senge-PR – 02 e 03 de junho.
Senge-RO – 05 e 12 de junho.
Senge-PE – 10 de junho.
Senge-RJ – 13, 15 e 20 de junho.
SEA-RN – 15 de junho.
SEAGRO-SC – 22 de junho.
Senge-MG – 23 de junho.
Senge-SE – 26 de junho.
Senge-ES – 30 de junho e 01 de julho.
Senge-VR – 03 de julho.