Sindicatos convocam assembléias na Cemig

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Estão sendo realizadas desde o dia 1º , até 04 de dezembro, em todo o estado de Minas Gerais, Assembléias Gerais Extraordinárias para a apreciação da proposta apresentada pelo Tribunal Regional do Trabalho (TRT), no último dia 28, na tentativa de conciliação entre os trabalhadores – que entraram com dissídio coletivo – e a Cemig. Na última reunião no TRT, o desembargador Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello se reuniu, separadamente, com representantes dos trabalhadores e da Cemig e construiu proposta para o acordo. A reunião durou mais de três horas.

A proposta de conciliação engloba 7,26% de reajuste, renovação do acesso de dirigentes sindicais às instalações da empresa, quadro mínimo de 9.000 empregados e estabelece as condições de pagamento do Salário Mínimo Profissional aos engenheiros. Além disso, estabelece critérios para a Participação nos Lucros e Resultados de 2008. A PLR por produtividade será de 3,0 remunerações, sendo 2,5 proporcionais e 0,5 linear ou proporcional, o que for mais vantajoso para o trabalhador, e deve ser paga, a princípio, em 11 de dezembro. Já o adicional por superação de metas será de 3% do ROC, valor projetado de 1,67 remunerações, a ser pago, a princípio, também no próximo dia 11. A PLR também engloba mais 3% do ROC, pagos 50% linear e 50% proporcional, com pagamento limitado a maio de 2009.

As entidades sindicais apostam na união de forças para definir o futuro do movimento e convocam todos os trabalhadores associados aos sindicatos, interessados e empregados da Cemig para as AGEs, que vão acontecer de acordo com a data, local e horário estipulados pelo edital. A Fisenge apóia todos os trabalhadores que lutam pela manutenção de seus direitos conquistados com mais de 100 anos de lutas.

Veja o edital.

Participam da campanha coletiva:

SINDICATO INTERMUNICIPAL DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA ENERGÉTICA DE MINAS GERAIS – SINDIELETRO/MG;
FEDERAÇAO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS URBANAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS;
SINDICATO DOS ELETRICITÁRIOS DO SUL DE MINAS GERAIS – SINDSUL;
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE JUIZ DE FORA;
SINDICATO DOS TRABALHADORES NA INDÚSTRIA DE ENERGIA ELÉTRICA DE SANTOS DUMONT;
SINDICATO DE ENGENHEIROS NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SENGE/MG;
SINDICATO DOS ADMINISTRADORES NO ESTADO DE MINAS GERAIS – SAEMG;
SINDICATO DAS SECRETÁRIAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINDSEMG;
SINDICATO DOS ECONOMISTAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINDECON;
SINDICATO DOS ARQUITETOS DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINARQ;
SINDICATO DOS DESENHISTAS TÉCNICOS, ARTÍSTICOS, INDUSTRIAIS, COPISTAS, PROJETISTAS, TÉCNICOS E AUXILIARES DO ESTADO DE MINAS GERAIS – SINDES;
SINDICATO DOS CONTABILISTAS DE BELO HORIZONTE

Fonte: Senge-MG (www.sengemg.com.br)