Simpósio SOS Brasil Soberano discutirá engenharia e soberania nacional em Maceió

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

No próximo dia 23/8, em Maceió (AL), será realizado o Simpósio SOS Brasil Soberano com o tema “Engenharia e Soberania Nacional”. O evento irá reunir profissionais da engenharia e especialistas durante a 75ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA). De acordo com o engenheiro e presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, o simpósio tem o objetivo de orientar a formulação de propostas e ações para a reconstrução das engenharias. “Vivemos hoje, no Brasil, um processo de desnacionalização com grande impacto em nossas profissões. Já acumulamos mais de 50.000 engenheiros desempregados”, afirmou Clovis, que ainda acrescenta: “Este quadro precisa mudar e acreditamos que o fortalecimento da engenharia nacional é o motor para o desenvolvimento social e uma das saídas para a crise econômica”.

O debate contará com a participação dos seguintes especialistas: o sociólogo Clemente Ganz Lúcio, o engenheiro Darc Costa e o economista Luiz Antonio Elias, com a mediação da engenheira Giucélia Figueiredo. A solenidade de abertura terá a presença do engenheiro e presidente do Confea, Joel Krüger; do presidente do Crea-AL, Fernando Dacal Reis; do presidente da Mútua, Paulo Roberto Guimarães; do engenheiro e deputado federal Ronaldo Lessa; do presidente da Fisenge, Clovis Nascimento; e do presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos. Na ocasião também serão lançados o livro “O mercado de trabalho formal dos profissionais de engenharia” e as cartilhas “Crise dos combustíveis: entenda a política de preços do setor” e “Estágio na engenharia: perguntas e respostas”.

Realizado pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge/RJ), o Simpósio SOS Brasil Soberano faz parte da programação oficial da SOEA, cujo tema é “Engenharia e Ética na Reconstrução do Brasil”. Organizada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), a SOEA é considerada o maior evento da área tecnológica do Brasil, reunindo cerca de 3.500 profissionais.

O SOS Brasil Soberano é um fórum de reflexão e debate, voltado para a mobilização da sociedade, em busca de soluções, com democracia e cidadania, para a atual crise. Atuando nos campos da engenharia, economia e do desenvolvimento sustentável e inclusivo, tem como eixo a defesa da soberania nacional. O evento será transmitido ao vivo pela página www.facebook.com/sosbrasilsoberano

Data: 23 de agosto
Hora: 14h às 18h
Local: Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Rua Celso Piatti – Jaraguá), em Maceió – Teatro Gustavo Leite
Perfil dos Palestrantes:

Clemente Ganz Lúcio – Sociólogo graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná. Desde 2004 é Diretor Técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos – DIEESE. Atualmente é Docente Horista da Escola DIEESE de Ciências do Trabalho, Membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (CDES) e Membro do Conselho de Administração do Centro de Altos Estudos Brasil Século XXI.

Darc Costa – Engenheiro pela Pontifícia Universidade Católica/RJ; consultor na área de planejamento, mestre em engenharia de produção pela PUC/RJ, doutor em engenharia de produção pela COPPE/UFRJ, professor convidado do programa de pós-graduação em Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, em cursos de Estratégia Nacional; vice-presidente do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES)- 2002/2004; conferencista da Escola de Políticas Públicas e de Governo da UFRJ; membro do Conselho Diretor do Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos (CEBRES); presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Venezuela no Rio de Janeiro e da Federação das Câmaras de Comércio e Indústria da América do Sul. Professor visitante no Programa de Economia Política Internacional da UFRJ.

Giucélia Figueiredo – Engenheira Agrônoma com especialização em engenharia de irrigação (UFPB/1988); em técnicas de análise organizacional (Fundação Getúlio Vargas/1984) e pós-graduação em engenharia de irrigação (UFCG/inconcluso). Também é engenheira agrônoma da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (a partir de 1982). Foi Superintendente Federal do Ministério da Agricultura na Paraíba (2003/2005); Coordenadora Nacional das Superintendências Federais de Agricultura (MAPA em 2006); Secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (2009/2010 na Paraíba); Delegada Federal do Desenvolvimento Agrário na Paraíba (2011/2014) e Secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres em João Pessoa (2015). Giucélia é a primeira mulher presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (Crea-PB) reeleita por dois mandatos consecutivos (2012/2017). Também é diretora da Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e foi recém-eleita para a diretoria nacional da Mútua.

Luiz Antonio Rodrigues Elias – Economista com especialização em Gestão da cooperação técnica internacional pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Foi secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (2006/07) e Secretário Executivo no Ministério da Ciência e Tecnologia (2007/2014). É pesquisador aposentado do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).  Foi coordenador geral dos Comitês Gestores de Fundos Setoriais, importante instrumento para a definição e aplicação de recursos em ciência, tecnologia e inovação. Exerceu também as atividades de Chefe do Departamento de Governo no BNDES 2014/2016.

“DEDO NA FERIDA”, DE SILVIO TENDLER, SERÁ EXIBIDO NA SOEA COM A PRESENÇA DO DIRETOR

Na véspera do simpósio haverá a exibição do Filme: “DEDO NA FERIDA”, com a presença do seu diretor, Silvio Tendler. Eleito pelo Júri Popular, em 2017, o melhor documentário do Festival do Rio, DEDO NA FERIDA foi premiado, em 2018, com o troféu de melhor filme da Competição Latino-Americana da 7ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.

Quarta, 22/8/2018 – das 16h30 às 18h30
Local: Teatro Gustavo Leite

 

FONTE: SOS BRASIL SOBERANO