Simpósio SOS Brasil Soberano debate protagonismo da engenharia na questão da soberania

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Debate mobilizou profissionais e especialistas no terceiro dia da Soea

Clovis Nascimento – Presidente da Fisenge

O Simpósio SOS Brasil Soberano com o tema “Engenharia e Soberania Nacional” levantou o papel de protagonismo que o setor precisa ter para impulsionar o desenvolvimento no País durante a 75ª Semana Oficial da Engenharia e Agronomia (Soea).

A imagem pode conter: 1 pessoa, terno

Presidente do Confea, Joel Krüger assumiu o compromisso pela reconstrução do Brasil

No debate, o compromisso de reconstrução do Brasil foi assumido pelo presidente do Confea, eng. civ. Joel Krüger. “Quando falamos de soberania, pensamos em ciência e inovação. Somos Conselho de tecnologia e, por isso, precisamos estar na vanguarda e tirar o Brasil dessa posição em que temos nossas empresas atacadas. Não estamos mais omissos, o Confea já se manifestou contra a privatização da Eletrobras e a MP do Saneamento [MP 844/2018], por exemplo.”

Reconhecendo a relevância da temática Engenharia e Soberania Nacional para qualificação da Soea, o presidente finalizou seu discurso relembrando a fala de abertura da Semana Oficial. “Somos Sistema, somos Brasil, somos América do Sul”, disse incentivando o público a não ter vergonha de sua origem e a batalhar por um projeto de nação pautado em debate técnico e posicionamento claro. “Vamos ser protagonistas e juntar nossas forças para que a soberania seja defendida”, completou o eng. civ. Krüger.

 VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Projeto de Nação

A imagem pode conter: 1 pessoa

Engenheiro Darc Costa destacou a importância de um projeto para o Brasil

O Simpósio, que foi mediado pela engenheira Giucélia Figueiredo, teve a participação do engenheiro Darc Costa e do economista Luiz Antonio Elias. Para Darc, é fundamental que o Brasil construa um projeto de longo prazo. “A elite intelectual não tem consenso sobre qual projeto deve ser feito, por isso inexiste. Mas o Brasil é um grande país e precisa de um projeto que mobilize a sociedade. A engenharia é o espaço onde se constrói o País”, afirmou o engenheiro, que foi vice-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre 2002 e 2004.

A imagem pode conter: 1 pessoa

Economista Luiz Antonio Elias ressaltou o novo cenário geopolítico

Durante a discussão o ex-secretário executivo do Ministério de Ciência e Tecnologia Luiz Antonio, destacou que é necessário levar em conta o novo cenário geopolítico, principalmente dos últimos dois anos. “Vivemos um ponto crítico na política e na economia. Precisamos retomar o projeto de nação; o mundo moveu-se, criou políticas públicas para temas importantes e críticos, e o Brasil está atrasado neste processo”, ressaltou. “Precisamos discutir de novo a grade de formação dos engenheiros diante das novas tecnologias e, de forma mais avançada, as políticas voltadas para ciência e tecnologia nas quais o papel da engenharia é fundamental”, completou.

O ex-governador de Alagoas, o hoje deputado federal Ronaldo Lessa concordou que os engenheiros precisam assumir o protagonismo e destacou o papel dos profissionais no cenário político. “Precisamos interferir mais. Qual o projeto de Brasil que a gente quer? A engenharia é, acima de tudo, resolver problemas. É transformar e construir qualidade de vida”, ressaltou. “Além deste debate, é fundamental que se inclua no congresso a questão econômica por qual passa o País”, completou o diretor da Mútua, engenheiro Marcelo Morais.

Já o presidente da Fisenge, Clovis Nascimento, destacou a importância do debate na Semana Oficial. “Enquanto o mundo inteiro pulsa engenharia, pulsa a ciência, pulsa a tecnologia, o Brasil está congelando isso. Precisamos discutir, aprofundar para que a engenharia compreenda a situação”, afirmou. Presidente do Senge-RJ, Olímpio Alves dos Santos pediu que os profissionais participem do projeto de construir um novo País. “Nosso alcance é pouco, mas qualquer esforço no sentido de salvar a nação é um esforço que vale a pena. A engenharia só se dá em cima de um projeto de construção de nação. Temos que pensar no exercício da profissão de engenheiro colado a um projeto de construção de nação com mais igualdade e soberania”, finalizou.

A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

Ronaldo Lessa, Joel Krüger e Clovis Nascimento participaram do lançamento do livro ao fim do simpósio

O evento reuniu profissionais da engenharia e especialistas no terceiro dia Soea, que está sendo realizada em Maceió (AL) até esta sexta-feira (24). No fim do simpósio, foram lançados o livro “O mercado de trabalho formal dos profissionais de engenharia” e as cartilhas “Crise dos combustíveis: entenda a política de preços do setor” e “Estágio na engenharia: perguntas e respostas”.

 

Fonte: Equipe de Comunicação da 75ª Soea

Reportagem: Julianna Curado (Confea) e Rafael Valentim (Crea-AM)

Edição:  Fernanda Pimentel (Confea)

Revisão: Lidiane Barbosa (Confea)

Fotos: Art Imagem Fotografia