As equipes do Hachathon com a coordenadora Ivy Cristiny (calça azul) no palco do SIIA
Com a proposta de controle automatizado da manutenção de equipamentos, o grupo Heavy Solution foi o vencedor do Hackathon que fez parte da programação do Seminário Internacional de Inteligência Artificial (SIIA) e suas implicações no mundo do trabalho. A equipe, assim como as outras três que participaram da maratona, tiveram o desafio de elaborar, em 24 horas, a proposta de uma startup ligada à tecnologia 4.0.
Para desenvolver seu projeto, a equipe Heavy Solution pesquisou que 33% do preço total de uma obra é destinado à manutenção preventiva de equipamentos, o que faz com que empresas dos ramos de Construção Civil percam dinheiro, tempo e produtividade.
Para resolver esse problema, a ideia foi criar um sistema de automatização desse processo em que parte seria operado através do site e parte mobile, de onde sairiam as ordens de serviço.
A equipe Heavy Solution foi a vencedora do Hackathon SIIA
A maratona
As quatro equipes participantes do Hackathon elaboram os projetos na UNA campus Aimorés, com a coordenação de Ivy Cristiny, da Okara Hub. Durante o processo, que teve início na manhã do dia 10 de julho, os maratonistas contaram com palestras e a mentoria de especialistas.
A apresentação das propostas para os jurados (Pitch) ocorreu na manhã do dia 11 de julho, na abertura do segundo dia do SIIA.
As equipes participantes do Hackathon foram: Solar, Construction, Heavy Solution e Refine Data.
Equipes no campus UNA Aimorés
Jurados do Hackathon
Premiação
Os vencedores ganharam 50% de bolsa em curso de pós-graduação na UNA, 10 horas de mentoria da Okara Hub, 2 horas de mentoria da Magnus Arantes e a participação no programa de aceleração de startups do Sebrae Minas.
Hackathon
Mistura de “hack”, (programar com excelência) e “marathon” ( maratona), o Hackathon é basicamente uma maratona para superar desafios. Nela, os participantes criam soluções inovadoras para algum problema em um curto período de tempo.
Fonte: Senge-MG