Setor elétrico terá paralisação de trabalhadores

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Paralisações e protestos dos trabalhadores do setor elétrico, acontecem em todo o país hoje, dia 3 de dezembro, segundo a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU) que  congrega os sindicatos do setor. Segundo Franklin Martins, presidente da entidade, as manifestações apóiam a MP 579, que renova as concessões e reduz as tarifas, desde que tragam medidas que impeçam demissões e a terceirização, e  que fortaleçam as estatais.

Já estão confirmadas mobilizações nesta segunda-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, Brasília, Manaus, São Luiz, Florianópolis, Belo Horizonte, Salvador, Recife e em Foz do Iguaçu.   Em São Luiz, MA, os eletricitários pretendem aproveitar a visita da presidenta Dilma à cidade, para entregar-lhe um documento com suas reivindicações.

Em manifesto distribuído aos trabalhadores, a FNU faz os seguintes questionamentos:

– Qual o papel que o governo quer dar às estatais do setor elétrico? O mercado que o governo sempre considerou como exemplo para estatais, está reprovando a MP 579 , porque ela compromete a musculatura das empresas. A presidenta Dilma quer destruir as estatais ?

– O governo quer gerar empregos, mas está calado diante do anúncio de demissões no setor elétrico. E aí Zimmermann e Hubner? A presidenta Dilma concorda com estas demissões?

– A terceirização do trabalho ainda não foi regulamentada pelo Congresso Nacional, só que o setor elétrico tem essa permissão desde o governo FHC (Lei 8987/95). É justo manter a terceirização num dos setores onde mais tem morrido trabalhadores?

– A Fiesp queria licitar as concessões e agora junta-se ao governo para transferir a renda das estatais para as indústrias. O governo Dilma vai privatizar o patrimônio público ou vai negociar as regras da renovação?

Nesta semana, a entidade enviou  carta ao senador Renan Calheiros e aos demais parlamentares membros da Comissão Mista que analisa a MP, defendendo a inclusão de cinco emendas no relatório da Comissão:

– Emenda 191 (dep. Fernando Ferro) – proibe a terceirização de atividades-fim);
– Emendas 279, 280 e 281 – (dep. Padre João) – prevê renovações sucessivas , a partir das novas regras;
– Emenda 023 – retira do pacote as concessões que ainda não tiveram a primeira prorrogação.

Fonte: FNU