Os trabalhadores do setor elétrico decidiram fazer greve de 72 horas a partir desta quarta-feira, 04 de julho. O motivo é o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2012/2013 que ficou abaixo das expectativas dos trabalhadores. Além da greve, está marcada uma manifestação para a próxima segunda-feira (9), ao meio-dia, na porta da Eletrobrás, que fica na Avenida Presidente Vargas, 409 – Centro.
Segundo o diretor do Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro, Gunter de Moura Angelkorte, um dos principais pontos de discussão do ACT 2012/2013 é o Salário Mínimo Profissional (SMP). O diretor explica que, ao contrário do que havia sido acordado anteriormente, a empresa não respondeu se aceita fazer a discussão jurídica do SMP. “Desde janeiro de 2011 que a Eletrobras não paga o SMP”, diz Gunter.
Também foi marcada uma nova Assembleia no dia 12 de julho, às 18h, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Energia do Rio de Janeiro e Região (Sintergia). O Sintergia fica na Avenida Marechal Floriano, 199, 10º andar.
Fonte: Senge-RJ