Servidores da Seab cruzam os braços por reajuste de 8,17%

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Em greve nesta terça e quarta-feira, servidores da Seab cobram reajuste salarial de 8,17%. Em Londrina, engenheiros do Iapar definem paralisação em assembleia nesta quarta-feira (3). Proposta do governo é de alteração da data-base, reajuste de 3,45% parcelado em três vezes para 2015.

Os servidores da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do Meio Ambiente do Paraná (Seab) cruzaram os braços nesta terça-feira (2) em defesa de reajuste de, no mínimo, 8,17% nos salários, que corresponde a inflação medida pelo IPCA. Os funcionários, que manterão a paralisação nesta terça-feira (3), também cobram pagamento do reajuste em parcela única. O Senge-PR está ao lado do Sindiseab, sindicato majoritário das categorias, no apoio ao movimento grevista e em defesa dos interesses dos servidores do estado.


Em greve nesta terça (2) e quarta-feira (3), servidores da Seab cobram reajuste de 8,17% e manutenção de data-base. (Foto: Sindiseab)

Encaminhada à Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) em 28 de maio como projeto de lei 421/2015, a proposta do Governo é de alterar a data-base da categoria de maio para janeiro. Além disso, o Governo oferece reajuste salarial de 3,45%, referente a 2015, divididos em três parcelas nos meses de setembro (1,15%), outubro (1,15%) e novembro (1,15%). O percentual corresponde ao IPCA de maio a dezembro de 2014. Para 2016, a proposta do governo é de reajuste de 8,5%, correspondente à projeção da inflação para 2015, a ser pago em janeiro.

Com a paralisação da Seab aumento o número de categorias em greve pelo pagamento do reajuste, como os servidores do sistema SEMA que inclui, além dos servidores da Secretaria do Meio Ambiente, os que atuam no Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG) e Águas Paraná. Em greve desde dia 25 de maio, os funcionário do Sema também também cobram realização de concursos para a recomposição dos quadros.


Em Londrina, a regional do Senge realiza assembleia com pesquisadores do Iapar para discutir a proposta do Governo.

Em Londrina, pesquisadores do Iapar votam paralisação nesta quarta-feira – Nesta terça-feira (2), a regional do Senge em Londrina realizou assembleia com os pesquisadores do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) para debater a proposta do governo e as reivindicações dos servidores. Na reunião, os funcionários definiram por uma nova assembleia da categoria, a ser realizada nesta terça-feira (3), para deliberação de paralisação dos pesquisadores do Iapar em defesa do reajuste de, no mínimo, 8,17% nos salários a ser pago em única parcela, além de manutenção da data-base.


Em assembleia nesta quarta-feira (3), engenheiros do Iapar votarão indicativo de greve.

Fonte: Senge-PR