SengePlay: O Papel do Estado no Campo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Presente na mesa dos paranaenses, agricultura familiar precisa estar presente no orçamento do Estado

O Paraná comemora a partir do dia 25 de julho o  Dia e a Semana da Agricultura Familiar. É um período importante que avalia e promove o setor do estado, segundo o deputado estadual e autor da lei, Professor Lemos: “É um momento de criar condições para estimular a agricultura familiar tenha visibilidade e seja valorizada. E possa receber do Estado o incentivo e a proteção na medida em que contribui para o Paraná”, compara. E os desafios e barreiras são enormes.

O Senge Play Videocast conversou, neste episódio, com o deputado Professor Lemos que tem grande ligação com o campo e agricultura familiar paranaense. Ele, que foi o terceiro deputado mais votado no Paraná em 2018, é agricultor na região de Nova Aurora, Santa Lúcia e Capitão Leônidas Marques e integrou a pastoral da juventude rural, tornou-se líder estudantil, presidiu a associação de agricultores e foi dirigente de associação de moradores.

Para o videocast, Lemos reforçou a importância desse setor. “A agricultura familiar produz mais de 70% dos alimentos do nosso Estado. É o setor que mais emprega. Ela necessita de cuidados e investimentos do Estado”.

Mas não é bem assim que tem acontecido. Para ele, a “menina dos olhos” do governo é o agronegócio. “O Estado trata de forma muito diferente o pequeno agricultor do grande agricultor. O grande participa do governo, representado pela FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) no G7 e com o vice-governador Darci Piana, que coordenava a Fecomércio. O governo não chamou a Fetaep, que representa os trabalhadores da agricultura familiar, nem a Fetraf, outra Federação que trata disso. O governo é pensado e planejado por grandes federações”.

Lemos ainda destaca que o Governo do Paraná fez um conselhão, mas os agricultores familiares não estão presentes. “Quem está lá são os grandes produtores”, complementa.

A conversa com o deputado faz parte do Podcast “O Papel do Estado no Campo” (clique aqui para ouvir o Episódio II). Nela, o deputado fala das obrigações e omissões do Estado na relação com os produtores rurais.

“O Estado foi criado para fazer a mediação entre a produção e fiscalizar o campo. Ele não pode abrir mão dessas tarefas porque o mercado tem a visão do lucro. Não tem preocupação com a questão social. Por isso o Estado precisa atuar com suas agências de regulação”.

O deputado ainda comenta, na parte II do Episódio que é lançado no dia 22 de julho, que “o número de profissionais é muito pequeno. E as condições dadas a eles não são adequadas. Elas não permitem que deem conta dessa tarefa que é muito grande”.

Assista o VideoCast com professor Lemos

Fonte: Senge PR
Imagem: Divulgação Senge PR