Senge-VR denuncia poluição ambiental da CSN no Sul Fluminense

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Ações ambientais envolvendo a CSN serão acompanhadas por comissão“, por Francisco Edson Alves, para O Dia:

Rio – O secretário estadual do Ambiente, André Corrêa, foi sabatatinado nesta segunda-feira na Cúria Diocesana de Volta Redonda – que abrange também Barra do Piraí, no Sul Fluminense -, por integrantes da Comissão Ambiental Sul, que reúne representantes da sociedade em defesa do meio ambiente, pelo bispo Dom Francisco Biasin, padres, pastores, e políticos regionais.

André ouviu queixas relativas à Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), que, segundo denúncias, vem poluindo a cidade com fuligem preta que sai de seus alto-fornos; lembrado sobre o movimento ambientalista que cobra o gerenciamento da Floresa da Cicuta, pertencente a empresa, por parte do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atualmente, segundo denúncias do Ministério Público Federal, é impedido de exercer todas as suas funções que lhe competem no imóvel, e outras questões sócio-ambientais.

“A CSN, na prática, não tem cumprido normas ambientais, desrespeitado o meio ambiente e a população, e ainda impede os moradores de terem acesso à Floresta da Cicuta, considerada o pulmão verde da região, que não pode ter dono”, argumentou José Maria da Silva, representante da comissão. João Thomaz, presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge) na comissão, disse que os níveis de poluição da CSN retrocederam ao ano de 2000. “O grau está parecido, ou até pior, que há 15 anos atrás, quando a siderúrgica despejava 250 toneladas de poluição na cidade”, criticou.

Dom Francisco Biasin comentou que “descaso com o meio ambiente é pecado”, e pediu mais rigor do estado em relação ao cumprimento de ações punitivas contra empresas poluidoras.

André Correia ouviu as reclamações sobre a poluição, crise hídrica, sobre Termos de Ajustes de Condutas (TACs) não cumpridos pela CSN, viu fotos e sacos de pó preto referentes às denúncias, e anunciou a criação de uma comissão popular para tratar dos assuntos. A comissão popular deverá acompanhar, inspecionar e avaliar os compromissos assumidos pela CSN, e também monitorar a incorporação de provenientes de sanções para investimentos na cidade

“Nós temos cobrado insistentemente o cumprimento da lei. A CSN nos apresentou cópias de contratações de empresas e ordens de serviços que vão solucionar os problemas (de poluição)”, argumentou André, depois de quase duas horas de debate. Em seguida, André Corrêa visitou a Estação de Tratamento de Água (ETA) de Belmonte, que receberá obras de instalação de um conjunto de motobombas e equipamentos para captação flutuante no Rio Paraíba do Sul, que irão aprimorar o abastecimento em Volta Redonda.

Há menos de um mês a CSN divulgou nota garantindo que tem cumprido todos os compromissos ambientais assumidos com o estado e a Justiça e que “preserva a Floresta da Cicuta e mantém uma parceria com os órgãos ambientaispara seu manejo correto”. “As demandas da comunidade são sempre levadas em consideração quando esse manejo é discutido com as autoridades ambientais”, ressaltou o documento.

Foto: Jornal do Interior

Fonte: O Dia