Aconteceu, na sexta-feira (9/7), a etapa preparatória para o 12°Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (CONSENGE), em Sergipe. Promovido pelo Sindicato dos Engenheiros de Sergipe (Senge-SE), o evento contou com a presença do presidente do Crea-SE, Jorge Silveira, que explanou sobre a luta local e nacional na defesa do Salário Mínimo Profissional, ameaçado pela aprovação da Medida Provisória 1040/2021.
Como temas norteadores o Senge-SE discutiu sobre sustentabilidade sindical por meio da exposição do economista e técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Paulo Jager, que pontuou as inúmeras ofensivas ao sindicalismo, a exemplo da reforma trabalhista e o fim do imposto sindical. Paulo ainda pontuou a fragmentação sindical como um complicador da organização dos trabalhadores, apontando que o futuro das organizações sindicais depende da incorporação dos jovens trabalhadores e estudantes nas lutas trabalhistas.
A retomada dos setores estratégicos da engenharia foi outro tema em debate que contou com a palestra do engenheiro eletricista e presidente do Senge-SE, Sergio Maurício Cardoso. Ele estabeleceu um paralelo entre as desastrosas alternativas da privatização dos setores públicos de engenharia ao longo dos anos, desde má prestação de serviços até entrega das riquezas nacionais ao capital estrangeiro que ameaça a soberania nacional. O engenheiro ainda destacou que esse processo de privatização ameaça novamente a sociedade, mas com maior intensidade os setores de minas e energia, saneamento, assistência técnica, extensão rural, viárias e aeroportuárias.
Entre as propostas aprovadas estão cadastro periódico dos centros acadêmicos de engenharia por meio do Senge Estudante, a retomada do debate pela volta do imposto sindical, a ampliação e reativação do projeto SOS Brasil Soberano, a orientação aos regionais de isenção de taxas de contribuição sindical e social para novos associados em situação de desemprego bem como profissionais recém-formados até 6 meses após a colação de grau e uma campanha nacional em defesa das empresas públicas de assistência técnica e extensão rural.
O 12º Congresso Nacional de Sindicatos de Engenheiros (Consenge) será realizado, no Rio de Janeiro, de maneira hibrida (presencial e virtual), entre os dias 9 e 11 de setembro. O tema central é “A engenharia, o sindicalismo, a democracia e a soberania nacional”. Também serão discutidos os temas sobre” Organização sindical” e “Resistir e reconstruir um Brasil soberano”.
Após apresentação das propostas foram eleitos os delegados e delegas que representarão Sergipe no CONSENGE de 9 a 12 de Setembro no Rio de Janeiro.
A delegação de Sergipe terá a seguinte composição:
Sérgio Maurício – NATO (presidente)
Elaine Santana – NATA (Diretoria Fisenge)
Iara Machado – NATA (Diretora da Mulher)
Augusto Duarte – Delegado Eleito
Marina Franca – Delegada Eleita
Valdinete Cardoso – Delegada Eleita
Daniel Brito- Convidado
Romeu Santos- Convidado
1° Suplente: Alexandro Meireles
2° Suplente: Adelson Lisboa