Senge-RO participa de seminário internacional para integração da faixa de fronteira com a Bolívia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 22 e 23 de fevereiro, respectivamente, nas cidades de Guayaramirin e Guajará-Mirim o Consórcio Binacional para Integração e Desenvolvimento Sustentável (CBIDS), em parceria com órgãos públicos, sindicatos e entidades da sociedade civil organizada, realizará o Seminário Internacional para Integração da Faixa de Fronteira e Encontro preparatório para a 1ª reunião do Comitê de Fronteira Brasil/Bolívia.

Não resta dúvida de que a faixa de fronteira entre Brasil e Bolívia – nos limites dos estados de Rondônia e Acre – vai passar por um importante ciclo de progresso e desenvolvimento. A realização de grandes obras como a construção da ponte que irá ligar as cidades “gêmeas” de Guajará-mirim e Guayaramirin, a construção da terceira usina hidrelétrica no rio Madeira e a possível viabilização da hidrovia no mesmo rio vai trazer trabalho e crescimento social.

Para que não ocorram os mesmo erros cometidos em Porto Velho e cidades circunvizinhas a capital, que sofrem com os impactos da construção de obras para a geração de energia, o presidente do Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (SENGE-RO), Jorge Luiz da Silva Alves, diz ser necessário preparar as autoridades, os empresários e, principalmente, a população para esse novo momento que virá.

Além de contar com a participação do embaixador da Bolívia no Brasil, Jorjes Justiniano, o evento ainda terá importantes nomes palestrando sobre os mais diversos temas correlatos à realização das grandes obras na região. Entre os convidados estão engenheiro Federico Rodolfo Parente Doerner, (NIT Eletrobras); engenheiro Angelo Torres (diretor de Engenharia da SAGATEC Engenharia LTDA), Robson Percy; Ricardo Sá (diretor Presidente da SOPH); Cecília Maria C. Horta (Consórcio de Estudo da Hidrovia) e Sergio Novo (diretor da SGAM Energia).

Fonte: Senge-RO