Senge-RO e Fisenge são homenageadas na comemoração do Dia do Engenheiro Agrônomo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato dos Engenheiros do Estado de Rondônia (Senge-RO) e a Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) foram homenageados ontem, terça-feira (22), na Assembleia Legislativa de Rondônia, atendendo à proposição do deputado estadual Ribamar Araújo (PT). A sessão solene aconteceu em função da homenagem aos engenheiros agrônomos do estado, pela passagem do Dia do Engenheiro Agrônomo celebrada nacionalmente em 12 de outubro.

A mesa foi presidida pelo deputado Ribamar Araújo que destacou que os engenheiros são profissionais que se dedicam à produção agropecuária e, a partir de estudos, planejamento e de princípios relacionados a pesquisas do solo, clima, culturas e rebanhos, produzem de forma sustentável o nosso alimento. Disse ainda que esses profissionais têm papel fundamental no crescimento econômico e social do país. Destacou a presença de autoridades do setor e dos acadêmicos de engenharia agrônoma, observando que a homenagem é mais do que justa a quem atua no setor produtivo da agricultura. Fez referência ao ex-deputado, ex-diretor da Emater e ex-secretário da Agricultura, Luiz Carlos Menezes, pelo trabalho desenvolvido no setor durante décadas.

Salientou que os agrônomos são responsáveis por um setor tão importante na vida do cidadão e do desenvolvimento do Estado, não se esquecendo de destacar que na Assembleia Legislativa existe uma bancada defensora do setor agrícola de Rondônia.

 

Ao usar a palavra o presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Rondônia (AERON) Moisés Vieira Fernandes parabenizou a categoria pelos 80 anos de atuação a partir do Decreto 23.196 de 12 de Outubro de 1933, que regulamenta o exercício da profissão no Brasil. Disse que muitas conquistas tecnológicas foram alcançadas durante esse período e que foi graças a essas inovações que o país alcançou níveis de produção agrícola e agropecuária em que hoje se encontra. Falou sobre a Associação, criada em 1975 e que almeja ser mais uma estrela na Federação. “nossa associação sempre se pautou pela busca das inovações, criamos grandes projetos estruturantes e de desenvolvimento como o Polonoroeste e o Planafloro”, frisou. Destacou que Rondônia foi o primeiro estado amazônico a elaborar o Zoneamento Sócio Econômico Ecológico, instrumento técnico de planejamento para o crescimento sustentado de Rondônia.

O presidente do Senge-RO, José Ezequiel Ramos, um dos homenageados, falou que esta Casa sempre tem recebido as angústias dos engenheiros e dado apoio com uma atitude concreta. “A homenagem acontece num momento singular, no qual podemos nos encher de esperança, uma vez que reconhece o valor desta categoria profissional. Um estado se constrói com trabalho humano e essas pessoas chegaram aqui jovens e deram sua vida. O estado tem uma dívida com esses profissionais. Precisamos tentar construir canais de diálogos para tentar sensibilizar os gestores sobre a importância desta categoria”, avaliou.

Luiz Gomes Furtado, diretor executivo da Emater, disse que é fácil ver a importância do engenheiro agrônomo no desenvolvimento de Rondônia. Fez uma reflexão ao crescimento da agronomia no Estado, já que várias faculdades possuem o curso à disposição dos rondonienses. Falou sobre a fome, assegurando que há um bilhão no mundo que não têm o quê comer. No Brasil, segundo ele, há 32 milhões de pessoas passando fome. Por conta disso, destacou que os engenheiros agrônomos e florestais têm um desafio pela frente por integrarem ao setor produtivo. E, por fim, defendeu mais políticas agrícolas para o setor produtivo e de alimento.

O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de Rondônia (CREA-RO), Nélio Alzenir, destacou o papel da instituição entre os conselhos instalados em todo país e que busca entre a esfera estadual e federal o reconhecimento e a valorização do profissional engenheiro e agrônomo. “Queremos o fortalecimento da categoria, e através de convênios e parcerias poderemos realizar mais ações com melhores resultados, entre projetos e programas, como é o caso do Programa Nacional de Habitação Rural – PNHR, do Governo Federal que em parceira com Emater e instituição financeira pretende entregar 4 mil moradias ao setor, além da recuperação de áreas degradadas”, finalizou Nélio Alencar.

O secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), Francisco de Sales Santos agradeceu a homenagem, dizendo que o mercado é aberto, contínuo e o crescimento está no trabalho de pesquisa dos engenheiros agrônomos para que alcançássemos a produtividade que temos hoje. “No Governo Sarney a produção era de 600 milhões de toneladas e hoje são 200 milhões de toneladas, resultado do trabalho de pesquisa e da extensão rural, graças ao agronegócio”, salientou.

 

Deputados

O deputado estadual Luiz Cláudio (PTN) disse que vários engenheiros agrônomos desta área passaram por aqui como deputados. “Nesta solenidade temos grandes mestres, pessoas com uma história brilhante neste estado que é rico e depende do setor agrícola. Rondônia só não se desenvolve se o governo não quiser, porque temos aqui agricultores de todas as áreas do país que vieram investir neste estado”, afirmou.

Falou ainda que é o momento de unir forças para que o setor agrícola volte a ser valorizado. “Jamais vou me calar. Tenho que defender o setor produtivo, procurando fortalecer nossas instituições como é o caso da Emater que passa por uma situação tão delicada. É o momento de reviver a história desde o início porque somos fortes e tornar esta classe mais unida, de relembrar a história desses pioneiros que ajudaram a construir este estado”, destacou.

O deputado Neodi Carlos (PSDC) parabenizou a iniciativa de Ribamar Araújo por propor a homenagem aos engenheiros agrônomos. Defendeu as pessoas do ramo nos órgãos voltados à agricultura, cintando que a “Idaron hoje está sendo dirigido por uma pessoa que não conhece o setor” e, por isso, não se valoriza os agrônomos.

Neodi reiterou que Rondônia é um Estado voltado para a agricultura e a Assembleia Legislativa precisa aprovar leis que visam o engrandecimento do Estado. “Temos que aprovar leis que permitam o trabalho em conjunto entre os setores produtivos e ambientais. Só assim Rondônia vai crescer muito mais”.

 

Vereador

O vereador Jurandir Bengala (PT) e também presidente da Comissão de Agricultura na Câmara Municipal de Porto Velho, congratulou os engenheiros homenageados e presentes pelo dia do engenheiro agrônomo e destacou o empenho do deputado Ribamar Araújo (PT) em apoio à classe que atua no setor agrícola dentro dos municípios e em todo estado de Rondônia. “Faço questão de parabenizar o deputado Ribamar Araújo pela justa homenagem e o trabalho que realiza em prol do povo de Rondônia. E para o que setor agrícola continue seu trabalho é importantíssimo termos esses profissionais credenciado. Parabéns a toda classe”, encerrou Jurandir.

 

Homenageados

Na sequência foram entregues placas comemorativas pela passagem do Dia do Engenheiro Agrônomo. Os deputados Luís Cláudio (PTN), Neodi Carlos (PSDC) e Ribamar Araújo fizeram a entrega das homenagens aos engenheiros Nélio Alencar, presidente do CREA/RO; ao engenheiro eletricista José Ezequiel Ramos, presidente do doSenge/RO; engenheiro Geraldo Sena Neto, diretor da Fisenge; engenheiro Moisés Vieira Fernandes, presidente da Aeron; engenheiro Antônio Moreira Barros, representando o Conselho Federal de Engenharia Agrônoma (Confea).

Fonte: Comunicação Senge-RO