Senge-RJ promove hoje atividade preparatória para o 10º Consenge

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Nos dias 21, 27, 28 e 29 de maio, o Sindicato dos Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (SENGE-RJ) realizará o Encontro Estadual do SENGE-RJ preparatório para o 10º Congresso Nacional dos Sindicatos de Engenheiros (CONSENGE). O estado volta a ser o anfitrião do CONSENGE 20 anos depois do segundo congresso, realizado em 1993.
O tema central do evento é “UM PROJETO DE NAÇÃO PARA O BRASIL”, tendo como subtemas: “O PAPEL DO ESTADO BRASILEIRO NO DESENVOLVIMENTO NACIONAL” e “O PAPEL DO MOVIMENTO SINDICAL FRENTE ÀS MODIFICAÇÕES DO TRABALHO”.

O SENGE-RJ tem direito a indicar 43 delegados para o 10º CONSENGE. Podem ser eleitos delegados os associados quites com o SENGE-RJ e devem, necessariamente, participar, no mínimo, em dois dias do Encontro Estadual – sendo um entre os dias 27 e 28/05 e, obrigatoriamente, o dia 29/05. A participação no Encontro Regional Preparatório para o 10º CONSENGE é aberta a todos os engenheiros.

O CONSENGE é o mais importante fórum de debate da categoria, com repercussão em todos os estados e, também, nos fóruns regionais e internacionais dos quais a FISENGE participa, orientando o papel da federação nos temas técnicos e sociais de interesse nacional.

Com o apoio técnico do DIEESE, a FISENGE elaborou o documento base “Um Projeto de Nação para o Brasil”. O texto visa estimular o debate, a participação e, principalmente, escolhas conscientes de desafios prioritários que se transformarão em diretrizes de ação para os próximos três anos.

 

PROGRAMAÇÃO PRÉ-CONSENGE

 

Atividade preparatória: 21 de maio | quarta-feira

18h – Solenidade de abertura

SENGE-RJ e FISENGE

18h30 – Tema: Um projeto de nação para o Brasil

Helder Molina
Licenciado e bacharel em história, mestre em educação, doutor em políticas públicas e formação humana, e professor da faculdade de educação da UERJ.

19h – Debate

 

27 de maio | Terça-feira

18h às 20h – Tema: Energia e desenvolvimento

Guilherme Estrella – Petróleo e Gás
Geólogo, Ex-diretor de Exploração e Produção da Petrobras

Nivaldi José de Castro – Energia
Grupo de Estudos do Setor Elétrico – GESEL , Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento – PPED, Instituto de Economia –UFRJ.

20h às 20h40 – Debate

20h40 às 21h30 – Definição de 3 (três) diretrizes sobre o tema apresentado.

 

28 de maio | Quarta-feira

18h às 18h40 – Tema: Infraestrutura de Transporte e Telecomunicações

Paulo Vivacqua
Engenheiro Civil, Presidente da Academia Nacional de Engenharia. Especialista em transportes e um dos fundadores da Valec

18h40 às 20h – Debate

20h às 20h30 – Definição de 1 (uma) diretriz sobre o tema apresentado.

 

29 de maio | Quinta-feira

18h às 18h40 – Tema: Projetos de inclusão sindical e formação política

Helder Molina

Licenciado e bacharel em história, mestre em educação, doutor em políticas públicas e formação humana, e professor da faculdade de educação da UERJ.

18h40 às 20h – Debate

20h às 20h30 – Definição de 3 (três) diretrizes sobre o tema apresentado.

20h30 às 21h30 – Eleição dos delegados