Senge-RJ promove curso “Manejo de águas pluviais – Aspectos técnicos e teóricos”

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

O Sindicato do Engenheiros no Estado do Rio de Janeiro (Senge-RJ) irá promover o curso “Manejo de águas pluviais – Aspectos técnicos e teóricos” a partir do dia 15/10 até o dia 01/11, das 18h às 22h, de segunda à sexta, em sua sede. O curso, que terá carga horária de 48 horas, apresentará os critérios de projeto de drenagem urbana, dentro da perspectiva do manejo sustentável das águas pluviais.

 
Local: Av. Rio Branco, 277, 17° andar 
 
 
Público-alvo: Engenheiros civis, ambientais, sanitários, arquitetos urbanistas e outros
profissionais com especial interesse em manejo de águas pluviais.
 
Descrição
Este curso vem apresentar aos profissionais os critérios de projeto atuais de
drenagem urbana, dentro da perspectiva do manejo sustentável das águas pluviais.
São abordados aspectos técnicos e teóricos relativos à hidrologia urbana, à relação
histórica entre chuvas e cidades e às características dos principais elementos
hidráulicos de estruturas de controle de enchentes.
 
Objetivo
Como objetivo central, o curso busca capacitar profissionais para que tenham uma
melhor compreensão dos problemas relacionados à drenagem de águas pluviais,
desde a sua relação com aspectos do processo de urbanização, até as diferentes
abordagens para mitigação dos danos causados pelas inundações, à luz da gestão
integrada das águas pluviais urbanas.
 
Conteúdo programático
 
1. Discussão introdutória sobre as cheias urbanas
 
2. Hidrologia urbana
Hidrologia superficial
Impactos da urbanização no ciclo hidrológico
 
3. Conceitos de drenagem urbana
Conceituação histórica
Sistema de drenagem e controle de inundações
Medidas estruturais e não estruturais
 
4. Projeto urbano sensível à água
Cidades resilientes
Controle de inundações com aspectos urbanísticos e paisagísticos
Requalificação de rios urbanos
 
5. Projeto de drenagem tradicional
Conceitos gerais
Chuva de projeto
Noções básicas de hidráulica
Microdrenagem urbana
Macrodrenagem urbana
 
6. Projeto de técnicas compensatórias em drenagem urbana
Medidas de armazenamento
Medidas de infiltração
Chuva de projeto
Dimensionamento de técnicas compensatórias
Recomendações de projeto
 
7. Casos de estudo
 
Ana Caroline Pitzer Jacob
Mestra em Ciências em Engenharia Civil, Área de Meio Ambiente pela COPPE/UFRJ. É graduada em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Desde sua graduação demonstrou interesse na área de recursos hídricos, atuando como estagiária em uma empresa de saneamento, o SAAE-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa-RJ), e na AGEVAP – Agência da Bacia do Rio Paraíba do Sul. Na AGEVAP participou do Projeto Piloto de Revitalização do rio Barra Mansa. Foi Professora Substituta da UFRRJ, lecionando para os cursos de Agronomia, Engenharia Agrícola e Licenciatura em Ciências Agrícolas, entre os anos de 2010 e 2012. Atuou como pesquisadora do LHC/COPPE/UFRJ, entre 2010 e 2012, onde participou de projetos na área de recursos hídricos, relacionados mais especificamente ao controle de inundações e requalificação fluvial. Posteriormente, trabalhou no LABHID/COPPE/UFRJ, onde participou do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro. É sócia diretora da AquaFluxus desde 2013, onde atua em projetos de drenagem e controle de inundações.
 
Matheus Martins de Sousa
Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Ciências em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010) e Doutor em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento na COPPE/UFRJ. Trabalhou como Engenheiro no LABHID/COPPE/UFRJ, entre 2007 e 2012, onde realizou projetos de controle de inundações e participou do Plano Estadual de Recursos Hídricos do Rio de Janeiro. É sócio fundador e diretor da empresa AquaFluxus, desde 2010. Foi Professor Substituto da UFRJ do departamento de Recursos Hídricos da Escola Politécnica, entre os anos de 2013 e 2015. É pesquisador do LHC/COPPE/UFRJ desde 2012, onde participa de projetos de modelagem hidrodinâmica e controle de inundações. É professor no Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), ministrando a disciplina Hidrologia Aplicada.
 
Osvaldo Moura Rezende
Engenheiro Civil, formado pela Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007), Mestre em Ciências em Engenharia Civil, Área de Recursos Hídricos e Saneamento, pela COPPE/UFRJ (2010) e Especialista em Engenharia Urbana, pela Escola Politécnica/UFRJ (2010). Doutor em Engenharia Civil, área de Recursos Hídricos e Saneamento na COPPE/UFRJ. Trabalhou como Engenheiro no LABHID/COPPE/UFRJ, entre 2007 e 2010, realizando projetos de controle de inundações. Participou da fundação da empresa AquaFluxus, em 2010, onde é, atualmente, sócio-diretor. É pesquisador do LHC/COPPE/UFRJ desde 2010, onde também atua como coordenador de projetos e participa do projeto de pesquisa do MCT/MCidades/FINEP, na área de saneamento, sobre o manejo sustentável de águas urbanas, experiência que forneceu uma excelente visão sobre as dificuldades relacionadas às diversas etapas do desenvolvimento de um projeto, conferindo uma habilidade profissional para realização de tarefas múltiplas e coordenação de equipe. É professor no Instituto Brasileiro de Educação Continuada (INBEC), ministrando a disciplina Gestão de Águas Pluviais Urbanas e Sistemas de Drenagem do curso de Especialização em Engenharia de Saneamento Básico e Ambiental. É coautor do livro “Drenagem Urbana – Do projeto tradicional à sustentabilidade”, editado pela Elsevier (2015) e um dos ganhadores do Prêmio Jabuti na categoria Engenharias, Tecnologias e Informática.
 
Investimento 
Sócios do SENGE-RJ e profissionais regularizados no CREA-RJ: R$ 650,00
Não sócios: R$ 800,00 
Pagamento em até 10x no cartão de crédito ou à vista por meio de boleto bancário.
 
– Para obter o desconto destinado a profissionais regularizados no CREA-RJ, é necessário estar cadastrado no site do SENGE-RJ, na categoria Profissional.
– As vagas são limitadas.
– A realização da atividade depende de quantidade mínima de matrículas. Em caso de cancelamento, o inscrito será informado por e-mail e o valor da inscrição será devolvido. 
– A desistência do curso, após a confirmação da inscrição, implicará a perda total do valor investido.
 
Fonte: Senge-RJ